Instituto de Biociências - Universidade de São Paulo
Diretores
Profs Eméritos
Corpo docente
Edifícios
Reserva Florestal
> SITE DO IB
Pós Graduação
Graduação
Depto de Genética e Biologia Evolutiva
Depto de Botânica
Depto de Ecologia
Depto de Fisiologia
Depto de Zoologia
Comissões
Biblioteca
Administração

> home

Edifícios


O conjunto de Edifícios que compõe o Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo está localizado em área denominada “Setor Biológico”, desde os planos de construção da Cidade Universitária. Com o propósito de reverenciar a memória dos grandes cientistas que foram os fundadores das Ciências Biológicas na USP, o Instituto denominou seus principais edifícios com os nomes dos mestres.

O Edifício da Zoologia, construído em 1955, recebeu a denominação de “Edifício Ernesto Marcus” em 09.11.1982. Desde o início de sua construção, o Edifício abriga os Departamentos de Fisiologia e Zoologia, e, a partir de 1977, o Departamento de Ecologia Geral.
Rua do Matão – Travessa 14, 101

O Edifício da Biologia, ocupado inicialmente em 1958, foi denominado “Edifício André Dreyfus” em 22.08.1972. O Edifício possui um setor de jardins do Departamento de Botânica com diversas estufas de vidro e ripados onde são mantidas coleções de plantas com representantes vegetais de vários ambientes. Na área do estacionamento foi construído um anexo que abriga o Laboratório de Moscas-de-Frutas. O Edifício possui um anfiteatro com 157 lugares que recebeu a denominação de “Auditório Professor Renato Basile”, em sessão do Conselho Universitário de 27.09.1988.
Rua do Matão, 277

O Edifício Minas Gerais, construído na década de 60, juntamente com a passagem de nível que o liga ao Edifício André Dreyfus, prédio onde se localizam os anfiteatros e o microscópio eletrônico, foi denominado “Edifício Professor Félix Kurt Rawitscher”, em sessão do Conselho Universitário de 27.09.1988.
Rua do Matão, s/n

Prédio da Lanchonete Social da Biologia - Na parte superior do edifício funciona a Lanchonete, o térreo é um espaço de convivência dos alunos onde funcionam a Associação Atlética Acadêmica, criada em 15 de junho de 1990 e o Centro Acadêmico da Biologia.

Edifício Sobre as Ondas, prédio de aulas práticas e laboratórios de Botânica, atual herbário, foi denominado “Edifício Professor Aylthon Brandão Joly” na mesma sessão do CO de 27.09.1988.
Rua do Matão, Travessa 13

Prédio da Administração, construído no Plano de Ação do Governo Carvalho Pinto, inicialmente para ser um biotério das cadeiras de Fisiologia e Zoologia, transferidas para o campus em 1955, abriga as instalações da Diretoria, seções administrativas, entre elas o Serviço de Protocolo e o Arquivo do Instituto de Biociências. Possui duas construções anexas utilizadas respectivamente, como dependências das Seções de Veículos e Serviços Gerais.
Rua do Matão, travessa 14, 321

Prédio do Apiário – Foi construído em 1979, após a implantação do Departamento de Ecologia em 1977, inicialmente como um pequeno laboratório localizado ao lado do viveiro de plantas do campus, destinado ao estudo das relações entre as abelhas e o meio ambiente. A partir de 1982 foi iniciada prestação de serviços de análise e venda de mel.

Prédio do Centro Didático, construído com recursos do programa USP/BID, reúne em suas salas o equipamento didático dos Departamentos do IB, de modo a tornar mais eficiente sua utilização. O Edifício foi inaugurado em 12.05.1995, abriga a Biblioteca e a Sala Pró-Aluno do Instituto. Foi denominado “Edifício Paulo Sawaya” em cerimônia realizada a 11.09.1996.
Rua do Matão, 303

Prédio do Centro de Estudos do Genoma Humano, construído no espaço onde havia um anexo do Edifício Biologia, conhecido como “bomba de césio”, local onde, de 1992 a 1995, foi instalada a Associação dos Funcionários do IB.
A construção, financiada com verbas externas do Pronex e Fapesp, foi inaugurada em dezembro/2000 e destina-se a abrigar vários grupos de pesquisadores do Departamento de Biologia do IB.
Rua do Matão – Travessa 13, 106