Instituto de Biociências - Universidade de São Paulo
Criação
Colegiados
Departamentos
Corpo docente e administrativo
Profissão de Biólogo
Graduados IB

Biblioteca

Administração

> home

Departamentos


A Portaria GR nº 1.023 de 15 de janeiro de 1970, baixa, em relação anexa, o elenco dos Departamentos que constituirão as Unidades Universitárias, neles distribuídas as disciplinas decorrentes das antigas Cátedras e Disciplinas Integrantes, Subordinadas e Autônomas.

A Cadeira de Biologia Geral da FFCL foi transferida para o Edifício Biologia, no campus da USP, em 1959. Com a reforma universitária de 1970, a Cadeira constitui-se no Departamento de Biologia que passou a integrar o Instituto de Biociências juntamente com os geneticistas da Faculdade de Medicina e Faculdade de Medicina Veterinária.

A Cadeira de Botânica da FFCL foi transferida para o Edifício Biologia em 1958. Em 1970, com a reforma universitária, o então Departamento recebeu os docentes da Cadeira de Botânica da Faculdade de Farmácia e Bioquímica. Os laboratórios de aulas práticas e herbário do Departamento, estão localizados em edifício anexo.

O Departamento de Botânica possui um setor de jardins que se destina ao cultivo de espécies ornamentais e a manutenção de plantas utilizadas em experimentos. Conta com diversas estufas de vidro e ripados onde são mantidas coleções de plantas. Ligadas ao setor de jardins estão duas áreas, uma de floresta e outra de campo que se constituem em reservas da vegetação primitiva do campus da USP, em São Paulo.

Em 1955, as Cadeiras de Fisiologia Geral e Animal e de Zoologia, iniciadas em 1934 com a criação da USP e da FFCL, transferiram suas instalações para o Edifício Zoologia, no campus da Cidade Universitária. Em 1970 integraram a estrutura departamental do Instituto de Biociências, denominadas Departamento de Fisiologia Geral e Departamento de Zoologia, respectivamente.

Em 15 de setembro de 1977, a Egrégia Congregação do Instituto de Biociências aprovou a instalação do Departamento de Ecologia Geral, criado pelo colendo Conselho Universitário na sua reunião de 31.08.1976 – Resolução 1.078 publicada a 23.09.1976. O novo Departamento foi constituído, inicialmente, por docentes transferidos dos outros Departamentos do Instituto:

Departamento de Biologia.- Edison Pereira dos Santos

Departamento de Botânica - Marico Meguro - Sergio Teixeira da Silva - Leopoldo Magno Coutinho

Departamento de Fisiologia - Jorge Alberto Petersen

Departamento de Zoologia - Cláudio Gilberto Froehlich - Maria Apparecida Juliano de Carvalho - Marlene Sofia Arcifa Zago - Paulo Nogueira Neto - Vera Lúcia Imperatriz Fonseca

O Departamento de Ecologia Geral foi ampliado em 1986 desenvolvendo atividades em colaboração com a SEMA e a CONSEMA, referentes à educação ambiental.

Em 1994, o Departamento de Fisiologia Geral solicita a mudança do nome para Departamento de Fisiologia, por ser mais amplo, englobando todas as áreas de atuação do Departamento e mais afinada com a normatização do Conselho Federal de Biologia que reconhece a especialidade, em áreas de Ciências Biológicas, como “Fisiologia”. A alteração foi efetivada pela Resolução 4.098 de 06.07.1994.

A denominação de Departamento de Biologia foi herdada do antigo Departamento de Biologia Geral ligado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e engloba, também, as especialidades Zoologia, Fisiologia, Botânica e Ecologia, que constituem os outros Departamentos do Instituto.

Considerando-se a evolução de suas atividades de pesquisa e ensino o Departamento solicitou alteração de sua denominação para Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, conforme Resolução 5.189 de 31.03.2005.

Composição atual do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo:

Departamento de Botânica
Departamento de Ecologia Geral
Departamento de Genética e Biologia Evolutiva
Departamento de Fisiologia
Departamento de Zoologia