Instituto de Biociências - Universidade de São Paulo
Criação
Colegiados
Departamentos
Corpo docente e administrativo
Profissão de Biólogo
Graduados IB

Biblioteca

Administração

> home

Colegiados

O Artigo 3º da Portaria GR 1024 permitia ao professor mais graduado e com maior tempo no exercício do mais alto grau da carreira docente, convocar uma reunião dos docentes do seu Departamento, para eleição do Chefe e do Conselho Departamental.

Os Conselhos dos Departamentos do IB ficaram assim constituídos:

  • Departamento de Biologia
    Chefe: Antonio Brito da Cunha – Suplente: Edison Pereira dos Santos, Renato Basile – Representante dos Assistentes Doutores, Edison Pereira dos Santos – Representante dos Livre-docentes, Fábio de Melo Sene – Representante dos Assistentes, Aldo Malavasi e Sra. Cassiana dos Passos Claro – Representante do Corpo Discente e suplente, indicados pelo D.C.E.
  • Departamento de Botânica
    Chefe: Astolpho de Souza Grotta – Suplente: Aylthon Brandão Joly, Orestes Scavone – Representante dos Adjuntos, José Bonzani da Silva – Representante dos Assistentes Doutores e suplente Sylvio Panizza, José Fernando Bandeira de Mello Campos - Representante dos Assistentes e suplente Sérgio Teixeira da Silva, Sr. Gildo Lima e Sra. Yara Marçal de Mello – Representante do Corpo Discente e respectivo suplente, conforme eleição realizada em 18.02.1970, na sala 153 do Edifício da Biologia.
  • Departamento de Fisiologia
    Chefe: Paulo Sawaya – Suplente: Domingos Valente, João Edmundo Lunetta - Representante dos Assistentes Doutores, Ivete Navarro Cipolli – Representante dos Assistentes, Herondina Okumura e Inácio França Mendes – Representante do Corpo Discente e respectivo suplente.
  • Departamento de Zoologia
    Chefe: Diva Diniz Corrêa – Suplente: Cláudio Gilberto Froehlich, membro nato do Conselho como Professor Adjunto, Tagea Kristina Simon Bjornberg - Representante dos Livre-docentes, Paulo Nogueira Neto – Representante dos Assistentes Doutores, Erika Schlenz – Representante dos Assistentes, Natale Vieira Danelli e Amália Suzana Kallckman – Representante do Corpo Discente e respectivo suplente.
A Congregação do Instituto de Biociências foi instalada em 28 de fevereiro de 1970 conforme termo de instalação constante em ata de sua primeira Sessão realizada no Anfiteatro do Edifício Zoologia.

Na mesma reunião foram indicados os nomes para compor a lista tríplice para escolha do Diretor do Instituto de Biociências:

Prof. Paulo Sawaya
Profa. Diva Diniz Corrêa
Prof. Astolpho de Souza Grotta.

Em sessão da Congregação de 31 de março de 1970, realizada na sala de reuniões dos Anfiteatros anexos ao Edifício de Biologia, foram indicados os nomes para compor a lista tríplice para o cargo de Vice-Diretor:

Prof. Dr. Crowaldo Pavan
Prof. Dr. Astolpho de Souza Grotta
Profa. Dra. Diva Diniz Corrêa.

Em sessão de 31 de março de 1970 foram escolhidos para representantes da Congregação junto ao Conselho Universitário, os professores:

Dr. Antonio Brito da Cunha – Titular
Dr. Kurt Gunther Hell - Suplente.

Dando prosseguimento às normas para implantação da Reforma Universitária, em 28.02.1970 realizou-se, no Anfiteatro do Edifício Zoologia, a eleição para representantes das diversas categorias docentes junto a Congregação:

Assistentes Instrutores

Prof. João Stenghel Morgante – Titular
Sergio Teixeira da Silva – Suplente

Assistentes Doutores

Kurt Gunther Hell – Titular
Renato Basile – Suplente

Assistentes Livre Docentes

Profa. Dra. Liliana Forneris – Titular
Walter Narchi – Suplente

Professores Adjuntos

Aylthon Brandão Joly – Titular
Cláudio Gilberto Froehlich – Suplente

Corpo Discente

Roberto Cipullo – Titular
Márcia Faria de Castro – Suplente

O Conselho Interdepartamental, cujas atribuições seriam as mesmas do CTA da Faculdade de Filosofia, foi instalado na Sessão da Congregação de 13.05.1970 ficando assim constituído:

Prof. Dr. Paulo Sawaya – Diretor, os Chefes de Departamento
Prof. Dr. Astolpho de Souza Grotta – Botânica
Profa. Dra. Diva Diniz Correa - Zoologia
Prof. Dr. Antonio Brito da Cunha – Biologia
Prof. Dr. Domingos Valente – Fisiologia e um representante discente a ser indicado pelo DCE

Em Sessão da Congregação de 19.12.1973, o Diretor do IB, Prof. Antonio Brito da Cunha propõe que o Conselho Interdepartamental seja suprimido e a proposta foi aprovada.

Em 1989 foi criado o CTA – Conselho Técnico Administrativo do IB tendo sido realizada em 18 de abril, sua primeira reunião, na gestão da Diretora Prof. Sylvia Suzanna Campiglia.

Juntamente com os Colegiados foram constituídas as seguintes Comissões para assessorar a Diretoria:

Continua...