Instituto de Biociências - Universidade de São Paulo
Criação
Colegiados
Departamentos
Corpo docente e administrativo
Profissão de Biólogo
Graduados IB

Biblioteca

Administração

> home

Biblioteca

A biblioteca unificada das Cadeiras de Fisiologia e Zoologia foi transferida para o Edifício Zoologia, no campus da USP, em 1955. Ela foi iniciada por Gertrudes Siegel Alterthum, que veio para o Brasil como Assistente Técnico do Prof. Bresslau. Era graduada na Alemanha com formação científica paralela à do Assistente docente e fazia traduções de escritos em alemão para os cursos do Prof. Sawaya. No início do seu funcionamento a biblioteca contava com poucas revistas cuidadosamente relacionadas pelo Prof. Bresslau e com a sua biblioteca particular, dotada dos mais importantes tratados zoológicos e de magnífica e rara coleção de separatas.

A Biblioteca que as Cadeiras de Fisiologia e Zoologia formaram ao longo dos anos é, sem dúvida, uma das melhores do país no tocante às especialidades. A Sra Gertrudes aposentou-se em 1963, sendo substituída pela Bibliotecária Maria Florência Tonani Peixoto, contratada em 1961.

A cadeira de Biologia começou a formação de sua biblioteca no início de seu funcionamento, com a Sra Cândida de Paula Souza. A Sra Geny Dreyfus, única herdeira do Prof. Dreyfus, doou à Biblioteca do Departamento de Biologia Geral da FFCL, a biblioteca que outrora pertenceu ao Prof. A Dreyfus, conforme comunicação do Magnífico Reitor em sessão do Conselho Universitário de 15.04.1952.

As cadeiras de Botânica e Biologia Geral foram transferidas para o então Edifício Biologia, no campus da USP, juntamente com suas bibliotecas, em 1958 e 1959, respectivamente.

Com a reforma universitária de 1970, que desmembrou a FFCL e criou o Instituto de Biociências, o acervo das bibliotecas foi dividido em áreas de concentração, formando bibliotecas especializadas sob a responsabilidade de cada departamento do IB.

Em 08.11.1984, na gestão do Diretor Prof. Dr. Walter Narchi, foi criada a Biblioteca Central do IB fruto da integração das três bibliotecas departamentais, sob a responsabilidade de Maria Florência Tonani Peixoto.

A Biblioteca Central ocupou as mesmas instalações na ala direita do 1º piso do Edifício Zoologia, até sua transferência para o prédio do Centro Didático, atual Edifício Paulo Sawaya, em 16 de janeiro de 1995.

amplie