Instituto de Biociências - Universidade de São Paulo
Criação
Colegiados
Departamentos
Corpo docente e administrativo
Profissão de Biólogo
Graduados IB

Biblioteca

Administração

> home

35 anos da criação do Instituto de Biociências (1970-2005)

O Instituto de Biociências foi criado em 1969, pelo Decreto 52.326, de 16 de dezembro de 1969, publicado a 17 do mesmo mês e ano.

As Portarias GR 1.023 e 1.024, de 15.01.1970, publicadas no Diário Oficial de 20.01.1970, tratam da composição das Unidades Universitárias desmembradas da antiga FFCL e fixa normas para implantação da reforma universitária.

A reforma universitária tinha por objetivo, dinamizar o ensino paulista abrindo amplas dimensões culturais, introduzindo nova estrutura organizacional, curricular e política na USP. Nessa reforma foi extinto o sistema de Cátedras vitalícias, substituídas pelos Departamentos, como menor unidade administrativa da USP. Foram criados os Institutos básicos que se encarregarão do ensino e pesquisa nas matérias básicas.

O Instituto de Biociências é uma das Unidades encarregadas da ministração das disciplinas básicas.

Os novos Institutos e Faculdades, recentemente criados, são compostos por Departamentos e Cadeiras pertencentes ás antigas Unidades Universitárias da seguinte maneira: O Instituto de Biociências inclui Cadeiras da desmembrada Faculdade de Filosofia, da Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina Veterinária, Faculdade de Farmácia e Bioquímica e da Faculdade de Higiene e Saúde Pública.

São os seguintes os novos Institutos da USP e seus Diretores nomeados:

  • IB – Prof. Paulo Sawaya;
  • ICB – Prof. Paulo de Toledo Artigas;
  • IF – Prof. José Goldemberg;
  • IGA – Prof. Josué Camargo Mendes;
  • IME – Prof. Candido Lima da Silva Dias;
  • IQ – Prof. Paschoal Ernesto Américo Senise;
  • IP – Prof. Arrigo Leonardo Angelini;
  • FE – Prof. Laerte Ramos de Carvalho.

A implantação das novas diretrizes estabelecidas em Estatuto exigiu o esforço geral e alto espírito docente dos mestres. Na instalação do Instituto de Biociências é importante destacar a atuação do Prof. Paulo Sawaya - 1º Diretor, dos docentes membros dos Colegiados e o trabalho das primeiras Comissões constituídas.

Foram constituídas as novas Unidades Universitárias e os docentes distribuídos pelos Departamentos, elegeram seu Chefe e Conselho. Foram formadas as novas Congregações, eleitos os Diretores e Vice-Diretores dos Institutos e Faculdades, membros natos do Conselho Universitário que, com a escolha dos representantes das Congregações, de cada uma das Categorias Docentes e do Corpo Discente, será formado por cerca de 80 membros.