Instituto de Biociências - Universidade de São Paulo
Criação da USP
Cadeira de Botânica
Cadeira de Zoologia
Cadeira de Fisiologia Geral e Animal
Cadeira de Biologia Geral
Graduados FFCL
Curso
Instalações

> home

Cadeira de Botânica

Para a Cadeira de Botânica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, foi convidado o Prof. Felix Kurt Rawitscher, renomado botânico alemão que aqui chegou em 30 de junho de 1934, em companhia do Prof. Ernest Bresslau e organizou um bom ensino nos moldes do que se operava nas melhores universidades da Europa.

O Prof. Rawitscher iniciou a organização da Cadeira de Botânica com o auxílio dos funcionários Sra. Maria Ignês da Rocha e Silva, Sr. Aléssio Padula e Sr. Georg Seyfried, horticultor diplomado na Alemanha.

Preocupado com a formação de discípulos, Rawitscher convidou para seu 1º Assistente o Prof. Karl Arens, do Instituto de Botânica de Colônia, que foi substituído por Hermann Kleerekoper.
O 2º assistente da Cadeira de Botânica foi Mário Guimarães Ferri, licenciado da 3ª turma de alunos de História Natural, que desde agosto de 1939 pertencia ao seu quadro de colaboradores.

Entre os colaboradores da época, estavam Berta Lange de Morretes e Mercedes Rachid, licenciadas em 1941 e 1942, respectivamente. Um pouco mais tarde foi contratado o Sr. Aylthon Brandão Joly, da turma de 1945.

Quando o Prof. Rawitscher regressou para a Alemanha, por motivo de saúde, ficou responsável pela Cadeira, o Prof. Mário Guimarães Ferri.

Sob a iniciativa do Prof. Rawitscher tiveram início no país, em bases consistentes, os primeiros estudos fisiológicos, voltados, prioritariamente, à compreensão das relações hídricas das principais formações vegetais do Brasil, particularmente do cerrado.

*O Conselho Universitário da USP concedeu ao Prof. Felix Kurt Rawitscher, em 13.12.1954, o título de Doutor Honoris Causa

*O Professor Mário Guimarães Ferri foi Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de 1961 a 1968, exerceu funções de Vice-Reitor da Universidade de São Paulo em períodos dos anos de 1963, 1964 e 1967 e presidiu a Comissão Editorial da Universidade de São Paulo no período de 1964 a 1974

*O Prof. Aylthon Brandão Joly foi Vice-Diretor do IB de 12.06.74 a 29.08.75

clique para ampliar