Botanica PDF Print

DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA

BIB0124 – DIVERSIDADE E EVOLUÇÃO DOS ORGANISMOS FOTOSSINTETIZANTES – 4.1

Diversidade, importância biológica e evolução de grupos com clorofila a na Árvore da vida: 1. Cianófita (algas azuis ou cianobactérias).  2. Heterocontes (feófitas, bacilariófitas): algas com clorofila a e c.  3. Plantae (rodófitas): algas com clorofila a e ficobiliproteínas.  4. Plantae (clorófitas): algas com clorofila a e b. 5. Plantae (embriófitas - plantas terrestres: (a) clados basais e a conquista do ambiente terrestre; (b) novidades morfológicas adaptativas. 6. Plantae (embriófitas): clados basais de traqueófitas (licófitas e monilófitas).  7. Plantae (embriófitas): lignófitas (cicadófitas, pinófitas e magnoliófitas).


BIB0138 – AS PLANTAS E A SOCIEDADE – 2.0

1. Aspectos da utilização das plantas pelo homem: interrelações ecossistemas-economia; 2. Origem e biogeografia de plantas de interesse econômico: origem da agricultura, domesticação, aspectos do melhoramento genético e conservação de germoplasma; transgênese; 3. Fontes tradicionais e potenciais de alimento. Alimentos bio-ativos; 4. Plantas medicinais e tóxicas: histórico, principais classes de substâncias, importância como fontes de fármacos; 5. Fibras e madeiras úteis; 6. Biomassa e energia: fontes tradicionais e potenciais; 7. Recursos oriundos de ambientes marinhos; 8. Biotecnologia.


BIB 0140 – FORMA E FUNÇÃO NOS VEGETAIS – 4.1

1. Estrutura geral do corpo vegetal e continuidade dos tecidos; 2. Diferenciação celular e estrutura da parede celular; 3 Evolução do ciclo de vida, adaptações e história da conquista do ambiente terrestre pelas plantas; 4. Morfologia e anatomia de semente, embrião e plântulas e efeitos de fatores externos e internos no seu desenvolvimento; 5. Estrutura, atividade dos meristemas, alongamento celular e crescimento vegetal; 6. Morfologia, anatomia primária e secundária da raiz e absorção de água e sais minerais; 7. Estrutura dos tecidos condutores, condução de solutos e relação fonte-dreno; 8. Morfologia, anatomia primária e secundária do caule transporte absorção de água e sais minerais, carregamento e transporte de massa; 9. Metabolismo do nitrogênio, deficiências minerais e interações nutricionais com outros organismos; 10. Morfologia, anatomia foliar e fotossíntese; 11. Morfologia floral, indução, fotoperiodismo e floração; 12. Morfologia reprodutiva: fecundação, frutificação, formação de sementes; 13. Senescência e abscisão; 14. Sazonalidade e morfologia e fisiologia comparadas de plantas anuais e perenes.