Instituto de Biociências
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - SERES HUMANOS

Submissão de projetos

De acordo com Resolução nº 466/2012 CNS/MS, item, II.14), "toda pesquisa envolvendo seres humanos que, individual ou coletivamente, tenha como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos”, assim, também são consideradas pesquisas envolvendo seres humanos as entrevistas, aplicações de questionários, utilização de banco de dados e revisões de prontuários, deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa e cabe à instituição, na qual se realizam as investigações.

 

Documentos obrigatórios

(postar todos os documentos na Plataforma Brasil e simultaneamente enviar uma cópia impressa à secretaria do CEP-IB).

Atenção: a coleta de dados só será iniciada após aprovação do projeto de pesquisa pelo CEP.

1) Carta de encaminhamento do orientador do projeto de pesquisa, endereçada à Coordenadora do CEP (Profa. Dra. Célia Priszkulnik Koiffmann: assinada pelo pesquisador responsável e orientador, com o de acordo da Chefia do Departamento.

OBS.: mencionar o nome de todos os pesquisadores envolvidos e o endereço dos currículos, disponíveis na plataforma lattes.

2) Folha de rosto (assinada pelo pesquisador responsável e pelo Diretor do Instituto de Biociências; todos os campos devem ser preenchidos.

Campo - Projeto de Pesquisa: o título cadastrado no sistema Plataforma Brasil deve ser idêntico ao título do projeto de pesquisa detalhado.

Campo - Área Temática:  se o projeto não se enquadra nas Áreas Temáticas Especiais, selecionar apenas a Grande Área de Conhecimento no qual o mesmo se enquadra. Se precisar selecionar alguma das Áreas Temáticas Especiais (o preenchimento destas áreas não é obrigatório), o protocolo de pesquisa digital, após análise e aprovação do CEP-IB, será enviado automaticamente para apreciação final da CONEP. Só após obter a análise e aprovação da CONEP é que o pesquisador estará liberado para realização da pesquisa.

Campo - Instituição Proponente: é aquela com a qual o Pesquisador Responsável tem vínculo e em nome da qual apresenta a pesquisa - Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo – IBUSP.

ATENÇÃO: Nos casos em que o pesquisador não se vincula (na oportunidade do cadastro pessoal) ao Instituto de Biociências, ao enviar o protocolo de pesquisa para análise, seu projeto é encaminhado diretamente à CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, que em contrapartida, verifica o endereço residencial registrado no cadastro daquele pesquisador, remetendo o protocolo digital ao Comitê de Ética em Pesquisa mais próximo da residência do pesquisador.

Campo – CNPJ: é necessário digitar por extenso: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, caso contrário o projeto será enviado à CONEP que encaminhará para outro CEP analisar.


OBS.

NÃO DIGITAR UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO OU O CNPJ DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

Caso seja assinalado sem proponente, a CONEP irá indicar o CEP mais próximo do endereço do pesquisador responsável.

Campo - Patrocinador principal: - no caso de instituição de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPESP), não é necessário constar a assinatura.

OBS. Os Termos de Consentimento não devem ser assinados antes da aprovação do projeto pelo CEP.

 

DOWNLOAD DOCUMENTOS

Carta de encaminhamento do projeto de pesquisa

Declaraçao de Compromisso do Orientador - área de genética

Declaracão de Compromisso do Orientador - áreas de ensino e ecologia

Declaração de Compromisso do Pesquisador - Responsável área de genética

Declaração de Compromisso do Pesquisador - Responsável áreas de ensino e ecologia

Dispensa do TCLE

Declaração de Anuência da Instituição Coparticipante ou do local onde os dados serão coletados (timbrada, assinada e carimbada pelo responsável)

Projeto de Pesquisa detalhado, redigido no idioma Português

Questionários, formulários, entrevistas e outros. Quando houver instrumentos de coleta de dados da pesquisa

TCLE maior de 18 anos (área de genética)

TCLE menor de 18 anos (área de genética)

TCLE maior de 18 anos (áreas de ensino e ecologia)

TCLE menor de 18 anos (áreas de ensino e ecologia)

Termo de Assentimento (não exclui o TCLE)