A natureza da Ciência

Entender como a ciência funciona nos permite distinguir facilmente aquilo que é ciência daquilo que não é ciência. Além disso, para entender evolução biológica, ou qualquer outra ciência, é essencial começar com a natureza da ciência.

 

O que é ciência?

Ciência é uma maneira particular de entender o mundo natural. Ela expande a curiosidade intrínseca com a qual nascemos. Nos permite conectar o passado com o presente, como acontece com as sequóias representadas abaixo.

Redwoods modernos e fóssil

A ciência é baseada na premissa de que nossos sentidos e extensões desses sentidos, pelo uso de aparelhos, pode nos fornecer informações precisas sobre o Universo. Ciência segue “regras” muito específicas e seus resultados são sempre sujeitos a testes e, se necessário, revisões. Mesmo com tais restrições a ciência não exclui, às vezes até se beneficia, a criatividade e a imaginação (quando adicionada de uma boa quantidade de lógica).

 
Ensine isso!
Planos de aula para ensinar sobre Natureza da Ciência


• Imagem F√≥ssil cortesia de Diane Erwin, UCMP.
próximo
A ciência faz três perguntas básicas


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.


Esse site foi criado pelo Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia com o apoio da Fundação Nacional de Ciência e do Instituto Médico Howard Hughes.
University of California Museum of Paleontology National Science Foundation Howard Hughes Medical Institute