Questões Fundamentais

Todo o conjunto de evidências de que dispomos suporta as conclusões centrais da teoria da evolução, que a vida na Terra evoluiu e que as espécies dividem ancestrais comuns. Biólogos não estão discutindo essas conclusões, mas eles estão tentando descobrir como a evolução aconteceu – e isso não é um trabalho fácil. Isso envolve coletar dados, propor hipóteses, criar modelos e avaliar o trabalho de outros cientistas. Todas essas são atividades que a gente pode e deve por no topo da nossa lista de afazeres e nos perguntar: eles estão fazendo ciência?

Notas de Darwin Uma página do caderno de Darwin. Todas as ciências se perguntam sobre o mundo natural, propõem explicações em termos de processos naturais e avaliam essas explicações usando evidências do mundo natural. A biologia evolutiva não é uma exceção. A concepção básica de Darwin sobre a mudança e diversificação evolutiva (ilustrada com uma página de seu caderno à esquerda) explica muitas observações em termos de processos naturais e é suportada por evidência do mundo natural. Algumas das questões que biólogos evolutivos estão tentando responder incluem:
  1. A evolução tende a prosseguir lenta e gradualmente ou em grandes saltos?
  2. Por que alguns clados são muito diversos e alguns são tão escassos?
  3. Como a evolução produz características novas e complexas?
  4. Existem tendências na evolução e se houver, que processos as geram?



• Excerto do caderno de Darwin reproduzido com a permissão do Sindicato da Biblioteca Universitária de Cambridge e está proibida a sua reprodução sem autorização por escrito.

 

próximo
A Velocidade da Evolução


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.