Diversidades nos clados

Imagine que você viajou de volta no tempo, por volta de 350 milhões de anos atrás, 50 milhões de anos a mais ou a menos e sua tarefa é verificar os insetos legais que vivem nesse período. Você vê muitos insetos pequenos que parecem com o traças de livros modernas, não é grande coisa.

No entanto, algo interessante e significante está acontecendo e você não consegue ver: uma espécie se divide em duas. Uma dessas linhagens isoladas novas vai dar, eventualmente, origem a umas 400 espécies existentes hoje, muito parecidas com os insetos ancestrais que você viu. Entretanto a outra linhagem vai dar origem a milhões de outras espécies de insetos existentes, a maior parte dos animais que vivem na Terra hoje. Por que existe tanta diferença de diversidade entre essas duas espécies? Afinal, elas eram indistinguíveis 350 milhões de anos atrás...

Por que uma linhagem leva a milhões de espécies e outra a apenas 400?

  1. A oportunidade aparece: Uma possibilidade é de que a linhagem agora diversificada estava no lugar certo na hora certa. O ambiente apresenta oportunidades e a linhagem estava apta a tirar vantagem disso. Quais são os fatores ambientais que encorajam a diversificação?
      • O ambiente ofereceu oportunidades para especialização.
      • Um ambiente fragmentado pode produzir um provável isolamento reprodutivo.
      • O ambiente pode ter proporcionado uma competição com os outros insetos.
    Todos esses fatores poderiam atuar em algumas situações. Considere um inseto herbívoro que coloniza uma ilha tropical. Em seu ambiente terrestre, o tamanho da população desse inseto e gama de recursos são limitados por outras espécies de insetos que competem pelos mesmos recursos. Mas a falta de espécies similares nas ilhas permite que tenham mais nichos disponíveis e diminui a competição com outras espécies. Além disso, a ilha oferece novos tipos de comida na forma de plantas, que os insetos nunca viram antes e a seleção pode permitir que alguns insetos se especializem nessas novas plantas. Com essa especialização os insetos acasalam com menor frequência com espécies que consomem plantas diferentes, encorajando o isolamento reprodutivo. Todos esses fatores podem levar diversificação, mas apenas se a população tem a variação genética adequada para tirar vantagem das oportunidades apresentadas pelo ambiente.

    Estar no lugar certo na hora certa é uma razão que uma clade pode ser mais diversificado do que o outro
    Estar no lugar certo na hora certa é a razão de um clado ser mais diverso que o outro.

  2. Radiação adaptativa: Se toda a diversificação acontece num curto período de tempo, ela é frequentemente referida como radiação adaptativa. Contudo, biólogos têm diferentes normas para definir uma radiação adaptativa, normalmente significa um evento no qual a linhagem se diversifica rapidamente, com novas linhagens formadas envolvendo diferentes adaptações. A diversificação rápida dos mamíferos, mostrada abaixo, poderia ser um caso de radiação adaptativa.

    Diversificação dos mamíferos ocorreu em um curto espaço de tempo

  3. Mudanças históricas na diversidade: Muitos eventos deixaram suas marcas na diversidade da vida na Terra, podando ou fazendo com que a árvore da vida cresça, porém vários se destacam por serem importantes:

    a. Explosão: Cerca de 530 milhões de anos atrás, uma grande variedade de animais marinhos apareceram repentinamente no cenário evolutivo. (É claro, repentinamente, em termos geológicos significa por volta de 10 milhões de anos). Esses animais têm uma variedade de novas formas corporais que a evolução usou desde então para produzir “produtos derivados”, como estes representantes do Xistos de Burgess.

    Critters Cambriano do Burgess Shale

    b. Extinção: Cerca de 225 milhões de anos atrás, mais de 90% das espécies vivas naquele tempo foram extintas em menos de 10 milhões de anos. Alguns dos grupos dominantes antes da extinção nunca se recuperaram. A causa da extinção é objeto de muito debate, mas de igual importância é que ele preparou a cena para uma massiva diversificação na taxa que encheu os nichos vazios. 

Explore mais
•  Desencadeando a Radiação Adaptativa
•  Estudo de caso: por que tantos besouros?
•  A explosão Cambriana
•  Extincões em massa


• Silverfish photo courtesy of T.W. Davies © California Academy of Sciences
• Mammal phylogeny © Michael Novacek
• Burgess Shale images courtesy of Chip Clark, Museum of Natural History, Smithsonian Institution.































































Leia mais sobre Especiação alopátrica.
próximo
Examinando a complexidade













Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.