Gargalos e Efeito Fundador

A deriva genética pode causar grandes perdas de variação genética em populações pequenas.


Um gargalo populacional ocorre quando o tamanho de uma população é reduzido por pelo menos uma geração. Devido ao fato de a deriva genética agir mais rapidamente para reduzir a variação genética em populações pequenas, por um “gargalo” é capaz de reduzir muito a variação, mesmo se o gargalo não durar por muitas gerações. Isso é ilustrado pelos sacos de bolinhas mostrados abaixo, onde, na geração 2, uma retirada de incomum tamanho cria um gargalo.



Leia mais sobre a importância da deriva genética aleatória.

Perda de variação genética, como resultado de um gargalo populacional

Variação genética reduzida significa que a população pode não ser capaz de se adaptar a novas pressões seletivas, como mudanças climáticas ou uma variação dos recursos disponíveis, porque a variação sobre a qual a seleção iria agir pode já ter desaparecido da população.

elefante-marinho
 

Um exemplo de um gargalo:
Elefantes marinhos do norte tem variação genética reduzida provavelmente por causa de um gargalo populacional que os humanos infligiram a eles nos anos 1890. A caça reduziu o tamanho de suas populações para cerca de 20 indivíduos ao final do século 19. Suas populações já ultrapassaram 30.000 desde então – mas seus genes ainda carregam as marcas do gargalo: eles têm muito menos variação genética do que uma população de elefantes marinhos do sul que foram menos intensamente caçados.

Efeito fundador
Um efeito fundador ocorre quando uma nova colônia é iniciada por alguns poucos membros da população original. Essa população de tamanho pequeno significa que essa colônia pode ter:

  • Variação genética reduzida da população original.
  • Uma amostra não aleatória dos genes na população original.

Por exemplo, a população Africana de colonos holandeses no sul da África é descendente principalmente de alguns colonos. Hoje, a população africana tem uma frequência alta do gene que causa a doença de Huntington, porque aqueles colonos holandeses originais calharam de carregar os genes com frequência incomumente alta. Esse efeito é fácil de reconhecer em doenças genéticas, mas é claro, as frequências de todos os tipos de genes são afetados pelo efeito fundador.


Aprenda sobre a Doença de Huntington

 

Explore mais
•  Erro de amostragem e a Evolução
•  Efeitos da deriva genética

Ensine Isso!
Planos de aula para ensinar sobre Gargalos


• Elephant seal image courtesy of David Smith, UCMP

próximo
Seleção Natural


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.