spacer image

De Sopa a Células – A Origem da Vida

Um filamento micróbio-como celulares encontrados em uma rocha de 3.465 milhões de anos
Um filamento micróbio-como celulares encontrados em uma rocha de 3.465 milhões de anos
A evolução engloba um vasto intervalo de fenômenos: desde a emergência das linhagens principais até extinções em massa ou a evolução de bactérias resistentes a antibióticos em hospitais hoje. Entretanto, dentro do campo da biologia evolutiva, a origem da vida é de especial interesse porque remete ŕ questão fundamental de onde nós (e todos os seres vivos) viemos?

Muitas linhas de evidência ajudam a fornecer pistas a respeito da origem da vida: fósseis remotos, datação radiométrica, a filogenia, a química dos organismos modernos e até experimentos. Contudo, como novas evidências estão sendo descobertas constantemente, hipóteses sobre como a vida se originou podem mudar ou ser modificadas. É importante lembrar que mudanças nessas hipóteses são parte normal do processo da ciência e que elas não representam uma mudança na base da teoria evolutiva.

Quando se originou a vida?
Evidências sugerem que a vida surgiu pela primeira vez por volta 3,5 bilhões de anos atrás. As evidências são formadas por microfósseis (fósseis que são muito pequenos para serem vistos sem a ajuda do microscópio) e estruturas rochosas antigas encontradas no Sul da África e Austrália chamadas estromatólitos. Estromatólitos são produzidos por micróbios (maioria cianobactérias fotossintetizantes) que formam filmes microbianos que aprisionam lama; com o tempo, camadas desses micróbios e de lama podem formar uma estrutura rochosa estratificada – o estromatólito.

Estromatólitos ainda são produzidos por micróbios hoje. Esses estromatólitos modernos são incrivelmente similares aos antigos estromatólitos que fornecem evidências de algumas das mais antigas formas de vida na Terra. Estromatólitos antigos e modernos têm formatos parecidos e, quando vistos em corte transversal, ambos mostram a mesma estrutura de camadas produzidas por bactérias. Microfósseis de cianobactérias anciãs podem, algumas vezes, serem identificadas dentro dessas camadas.

estromatólitos em Shark Bay
Modernos estromatólitos em Shark Bay, Australia


seção transversal de estromatólitos fósseis seção transversal de estromatólitos fósseis
Fosseis estromatólitos em secções transversais de 1.8 bilhões de anos em Great Slave Lake, Canada


Onde a vida se originou?
Foto fontes hidrotermais
Uma das fontes hidrotérmicas no fundo do oceano
Cientistas estão explorando vários possíveis locais para a origem da vida, incluindo poças de maré e fontes térmicas. Entretanto, recentemente alguns cientistas levantaram a hipótese de que a vida se originou perto de uma fonte hidrotérmica no fundo do mar. As substâncias químicas encontradas nesses respiradouros e a energia que eles fornecem poderiam ter abastecido muitas das reações químicas necessárias para a evolução da vida. Posteriormente, usando as sequências de DNA de organismos modernos, biólogos conseguiram rastrear experimentalmente o mais recente ancestral comum de toda forma de vida, um microorganismo aquático que viveu em temperaturas extremamente quentes – um candidato provável para a vida em uma fonte hidrotérmica! Apesar de várias linhas de evidências serem consistentes com a hipótese de que a vida começou perto de hidrotermais no fundo do mar,ela está longe de ser tida como certa: a investigação continua e pode eventualmente apontar para diferentes lugares para a origem da vida.
Explore mais
•  Como a Vida se Originou?
•  Procurando o Fóssil mais Antigo
•  Estudando a Origem da Vida
•  Evolução Humana


• Apex Chert microbe-like cellular filament image provided by J. William Schopf.
• Shark Bay stromatolite photos provided by Carole Hickman.
• Great Slave Lake stromatolite photos provided by PF Hoffman.
• Hydrothermal vent photo courtesy of Verena Tunnicliffe, University of Victoria.
Prova Rápida


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.