Usando a árvore para classificação

Biólogos usam árvores filogenéticas por muitas razões, como:

  • Testar hipóteses sobre evolução
  • Aprender sobre características de espécies extintas e linhagens ancestrais
  • Classificar organismos

Usar filogenias como base para classificação é relativamente novo para a biologia.

A maioria de nós está acostumada com o Sistema de Classificação de Lineu que atribui a todo organismo um reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, que, entre outras possibilidades, tem um recurso mnemônico para lembrar “O REI FILÓSOFO CLASSIFICA DE ORDINÁRIA A FAMA DOS GENERAIS ESPARTANOS”. Esse sistema foi criado muito antes de os cientistas entenderem que os organismos evoluíam. Como o sistema de Lineu não é baseado na evolução, grande parte dos biólogos está mudando para um sistema de classificação que reflita a história evolutiva dos organismos.

Esse sistema de classificação filogenética nomeia apenas clados – grupos de organismos que são descendentes de um ancestral comum. Como exemplo, podemos olhar mais de perto os répteis e aves.

Em um sistema de classificação filogenética podemos nomear qualquer clado nessa árvore. Por exemplo, os Testudines, os Squamata, Archosauria e Crocodylomorpha todos formam clados.

Entretanto, os répteis não formam um clado, como apontado no cladograma. Isso significa que ou “réptil” não é um grupo filogenético válido ou temos que começar a pensar em aves como sendo répteis.

Outra coisa curiosa sobre classificação filogenética é que isso significa que os dinossauros não estão inteiramente extintos. Aves são, na verdade, dinossauros (Parte do clado Dinossauria). É muito legal pensar que podemos aprender algo sobre T. Rex apenas estudando pássaros!

 
Explore mais
•  Mudando para a filogenética
•  Utilizando a árvore para entender a história

Ensine Isso!
Planos de aula para ensinar classificação filogenética

próximo
Somando o Tempo


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.