Homologias e Analogias

 Filogenia mostrando onde os quatro membros evoluiu

Como a árvore filogenética é uma hipótese sobre relações evolutivas, precisamos usar características que sejam indicadores confiáveis de ancestralidade comum para construir a árvore. Nós utilizamos características homólogas – características similares em organismos diferentes porque foram herdadas de um ancestral comum que também tinha essa característica.Os quatro membros dos tetrápodes são um bom exemplo de homologia. Pássaros, morcegos, ratos e crocodilos todos têm quatro membros. Tubarões e peixes ósseos não têm. O Ancestral dos tetrápodes desenvolveu quatro membros e seus descendentes herdaram esse atributo – logo, a presença de quatro membros é uma homologia.

Nem todas as características são homólogas. Por exemplo, pássaros e morcegos têm asas, enquanto ratos e crocodilos não o têm. Isso significa que pássaros e morcegos estão mais intimamente relacionados um com o outro do que ratos e crocodilos? Não. Quando verificamos asas de pássaros e de morcegos mais de perto, vemos que existem algumas diferenças fundamentais.

Contrastar a estrutura da asa de um morcego e aves

Asas de morcegos consistem em retalhos de pele estendidos entre os ossos dos dedos e do braço. Asas de pássaros são penas estendidas por todo o comprimento do braço. Essas diferenças sugerem que as asas de morcego e as de pássaro não foram herdadas de um ancestral comum com asas. Essa idéia é ilustrada pela filogenia abaixo, que é baseada em um amplo número de outras características.

Filogenia mostrando onde as asas evoluíram separadamente em morcegos e pássaros

Asas de pássaro e de morcego são análogas – isto é, elas tem origens evolutivas diferentes, mas são superficialmente similares porque servem a mesma função. Analogias são o resultado da evolução convergente.

Curiosamente, apesar de as asas de pássaro e de morcego serem análogas como asas, como membros dianteiros elas são homólogas. Pássaros e morcegos não herdaram asas de um ancestral comum com asas, mas herdaram os membros superiores de um ancestral comum com essa característica.

Explore mais
•  Reconhecendo Homologias
•  Usando a parcimônia

Ensine isso!
Planos de aula para ensinar homologia



















próximo
Classificação


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.