A Árvore Genealógica

O processo da evolução produz um padrão de relacionamentos entre espécies. Conforme as linhagens evoluem e separam-se, e alterações são herdadas, seus caminhos evolutivos divergem. Isso produz um padrão ramificado de relações evolutivas.

Estudando características de espécies herdadas e outras evidências históricas, nós podemos reconstruir os relacionamentos evolutivos e representá-los em uma “Árvore genealógica”, chamada Filogenia. A filogenia que você vê abaixo representa as relações básicas que enlaça toda a vida na Terra.

Os três domínios:
Essa árvore, assim como todas as árvores filogenéticas, é uma hipótese sobre os relacionamentos entre os organismos. Ela ilustra a ideia de que toda a vida é relacionada e pode ser dividida em três grandes clados, usualmente chamados de três domínios: Archaea, Bacteria e Eukaryota. Nós podemos aproximar uma ramificação da árvore para explorar a filogenia de linhagens particulares, como por exemplo, Animalia (circundada em vermelho). E podemos aproximar ainda mais para examinar algumas das maiores linhagens dentro de Vertebrados. Clique no link abaixo.

três domínios

A Árvore é sustentada por muitas linhas de evidência, mas provavelmente não é à prova de erros. Cientistas reavaliam hipóteses constantemente e as comparam com novas evidências. Conforme cientistas coletam ainda mais dados, eles podem revisar essas hipóteses, reajustando algumas das ramificações da árvore. Por exemplo, evidências descobertas nos últimos 50 anos sugerem que pássaros são dinossauros, o que exigiu certos ajustes de vários ramos dos vertebrados.

Ensine Isso!
Planos de aula para ensinar Filogenia

próximo
Filogenia

Photo credits for life, animals, and vertebrates trees (opens new window).
 


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.