O Documentário

Estação Biologia - O documentário

Desde a primeira visita, em 1988, até hoje, completando 30 anos como Estação Biologia, o nosso projeto de visitas escolares carrega uma longa trajetória de aprendizados, experiências e histórias. E para compartilhar esse percurso, queremos gravar um documentário!

Para isso, estamos com uma campanha no Catarse (site de financiamento coletivo), e você pode nos ajudar! Basta apoiar e/ou divulgar o nosso projeto, para que possamos alcançar o nosso objetivo e, cada vez mais, compartilhar Ciência, construir educação de uma forma mais interativa e quem sabe até estimular a criação de outros espaços como o nosso.  

 

Para acessar a nossa campanha e ajudar o projeto de documentário, basta entrar no link:

https://www.catarse.me/30_anos_de_estacao_biologia_7f99?ref=project_link e apoiar!


Ajude-nos a realizar este projeto!

A Estação Biologia, antigamente chamada Comissão de Visitas, é um projeto de extensão universitária do Instituto de Biociências da USP, realizado por estudantes da graduação que se organizam para a criação de materiais didáticos, atendimento de visitas escolares, sua própria formação como educadores e, mais recentemente, desenvolvem pesquisa em ensino. Contamos, cada ano, com cerca de 40 educadores formados na EB, em sua maioria voluntários, e que são responsáveis por todo o funcionamento do projeto. Desde 2002, início dos nossos registros, já foram mais de 500 visitas, e entre alunos do ensino médio, fundamental e infantil, grupos escoteiros, crianças hospitalizadas, funcionários e professores do nosso instituto (IB-USP), alunos da Fundação Casa e de grupos inclusivos. Ao todo, já recebemos quase 20 mil visitantes em nosso espaço!  

Entendemos que a Extensão universitária é um ramo da Universidade tão importante quanto Pesquisa ou Ensino, sendo responsável pela relação da Universidade com a sociedade. Infelizmente os projetos de Extensão são pouco conhecidos pelo público em geral, devido à baixa divulgação na mídia e até da própria Universidade. Este fato é percebido também entre os próprios projetos de Extensão, visto que há pouca comunicação como consequência da escassez de recursos. Nossa intenção é de romper essa barreira e tornar conhecimento de todos o trabalho que fazemos com Extensão universitária, para tornando-o mais acessível e fazendo a Universidade chegar efetivamente até todos. Entendemos que ao divulgar o que a Estação Biologia faz também buscamos nos aproximar de outros projetos de Extensão, pessoas que tem o desejo de trabalhar com isso e oferecer inspiração e trocas de experiências.

O documentário da Estação Biologia tem esse objetivo de alcançar um público cada vez maior e proporcionar cada vez mais trocas entre os projetos de Extensão, e entre a Universidade e a sociedade.

Contamos com sua ajuda!