Natureza da Ciência, desenho e magia

Posted on

A atividade tem como principal objetivo discutir com os alunos a natureza da Ciência. Em um primeiro momento, é apresentado um truque de mágica e os visitantes são desafiados a reproduzi-lo. Após o momento em que as diversas soluções são compartilhadas, é feita uma discussão sobre as metodologias utilizadas durante o fazer científico.

Na segunda parte da atividade, os alunos trabalham em grupos novamente para tentarem compreender objetos dos quais eles não têm conhecimento por meio do uso do tato. O intuito é demonstrar que a ciência entende o mundo através de representações daquilo que observamos e que os alunos notem que a percepção do mundo é particular para cada indivíduo. Na Ciência, acontece o mesmo: ela não é uma verdade, pois o objeto em si é inacessível.

Recomendado para alunos do Fundamental II e Ensino Médio.

Duração: 1h30min