Blog Archives

Informações Importantes

Posted on

A Estação Biologia está realizando agendamentos de visitas para 2017. O agendamento poderá ser feito tanto pelo site, na aba “Agendamento”, quanto por telefone (vide a aba “Contato”). Os períodos disponíveis para o 1º semestre serão: • Terças e Quintas-feiras – 9h às 12h • Segundas e Sextas-feiras – 14h às 17h Os períodos disponíveis para o 2º semestre   …Continue Reading


Conversa com pesquisadores

Posted on

Você conhece o dia-a-dia dos cientistas brasileiros? Nessa atividade, nós convidaremos dois pesquisadores do IB-USP para conversar e responder as perguntas dos alunos, além de mostrar aos visitantes como são suas atividades do dia-a-dia como biólogo. A atividade dura em torno de 1h15min, em que cada pesquisador fará uma apresentação de 10 a 15 minutos,   …Continue Reading


Escavações

Posted on

Nesta atividade, os alunos são convidados a se tornarem arqueólogos e escavarem um sítio com vestígios humanos. Na busca por entender quem eram esses humanos e como eles viviam, pretende-se aproximar os alunos do fazer científico. A proposta é colocar os estudantes no papel de arqueólogos e, após essa experimentação, conversar sobre os métodos e   …Continue Reading


Natureza da Ciência, desenho e magia

Posted on

A atividade tem como principal objetivo discutir com os alunos a natureza da Ciência. Em um primeiro momento, é apresentado um truque de mágica e os visitantes são desafiados a reproduzi-lo. Após o momento em que as diversas soluções são compartilhadas, é feita uma discussão sobre as metodologias utilizadas durante o fazer científico. Na segunda   …Continue Reading


Ambiente em Palco: Interpretando a Sociedade.

Posted on

Essa atividade consiste em os alunos reproduzirem uma cena que represente uma situação de conflito socioambiental. A intenção é criar um quadro dos agentes envolvidos no conflito, observando como eles se relacionam e depois alunos e mediadores pensam como esta situação aconteceria em um mundo ideal. Então, pensamos em ações concretas partindo da realidade para   …Continue Reading


Conexões da Natureza – Tecendo Teias

Posted on

Esta atividade busca investigar de forma complexa a cadeia alimentar, construindo uma teia trófica, que é um conjunto de interações de predação que co-existem na natureza e são fatores que regulam a diversidade. Usamos essa teia como pano de fundo para explicar conceitos como ciclagem de nutrientes, mecanismos que aumentam e diminuem a biodiversidade, além   …Continue Reading


Trilha da Biodiversidade

Posted on

Primeiramente, é realizado o Jogo das Garças, em que os alunos têm um primeiro contato com os temas seleção natural e evolução. Em seguida, eles são divididos em grupos e fazem um rodízio entre estações que abordam diferentes aspectos da evolução por meio da seleção natural (camuflagem e convergência, por exemplo). Atenção: Recomenda-se trazer protetor   …Continue Reading


E eu com o Lixo?

Posted on

A atividade pretende conscientizar os alunos sobre processos de extração, produção, distribuição e descarte de materiais. Discute-se a participação da cultura no processo de consumo de modo  que eles percebam os impactos que estas ações geram no meio ambiente. Em um segundo momento, discute-se como cada setor da sociedade poderia atuar para tornar a comunidade mais   …Continue Reading


Educação Sexual

Posted on

O objetivo principal é que os estudantes tenham contato com questões importantes relacionadas à sexualidade. A atividade é dividida em três etapas: Primeiramente é feita uma dinâmica para discussão de tabus e questões sociais sobre o tema, seguida de uma roda de conversa. Depois apresenta-se as principais doenças sexualmente transmissíveis: como identificá-las e preveni-las. Além   …Continue Reading


Jogo dos Micos

Posted on

Neste jogo de pega-pega, os visitantes são convidados a representar plantas, micos e jaguatiricas. A atividade tem como objetivo apresentar o funcionamento de uma cadeia alimentar e seu equilíbrio dinâmico. Além disso, é simulada uma situação de desmatamento, mostrando os impactos de interferências humanas. Atenção: Recomenda-se trazer protetor solar e repelente, pois haverá atividades ao   …Continue Reading


Sentindo a Vida

Posted on

A atividade se destina a crianças de 5 a 10 anos. Ela se baseia na dimensão de ganhos afetivos e de habilidades, para além dos cognitivos. Consiste em três jogos dos sentidos: no Tato, um objeto biológico deve ser desenhado sem ser visto; na Audição, uma história deve ser depreendida de sons; no Olfato, enfim,   …Continue Reading


Laboratório da Genética

Posted on

Esta atividade tem como objetivos: introduzir noções básicas de genética e colocar o estudante em contato com a terminologia utilizada nesta área do conhecimento. Durante a dinâmica, os estudantes simulam a gametogênese, a fecundação e a formação de um filhote de Scoisos (um organismo imaginário), discutindo como ocorre a herança biológica e variabilidade. Essa atividade   …Continue Reading


Fisiologia

Posted on

Primeiramente, é feita uma introdução ao sistema nervoso e aos sentidos. Em seguida, os visitantes participam de uma série de experimentos que exploram sua visão, tato, olfato e paladar. Para explicar os resultados, os monitores abordam a diferença de atividade entre cones e bastonetes, a importância dos campos receptivos e a interdependência entre olfato e   …Continue Reading


Inter-Ações

Posted on

Primeiramente os estudantes são introduzidos ao conceito de “interações ecológicas” e depois por meio de uma atividade, são desafiados a pensar em como os seres vivos interagem entre si. Em um terceiro momento, eles são divididos em grupos e levados ao jardim do Instituto, onde devem observar, identificar e explicar o maior número de interações   …Continue Reading


Teatro dos Abelhudos

Posted on

Nesta atividade, realizada com alunos de 5 e 6 anos de idade, o nosso objetivo é passar conceitos básicos sobre o modo de vida de insetos sociais, mais especificamente das abelhas. Para isso, primeiro temos uma breve conversa com as crianças, em que elas são incitadas a responder perguntas sobre o comportamento das abelhas. Depois   …Continue Reading


DNA das frutas

Posted on

A atividade é iniciada com uma discussão sobre conceitos básicos do DNA, tais como: qual sua função, qual é o seu tamanho e onde ele está localizado. Em seguida, com a ajuda de voluntários, os educadores realizam a extração de DNA de uma fruta. Durante todo o processo, os visitantes são levados a racionar o   …Continue Reading