Paginas

Endereço do Instituto de Biociências

Rua do Matão, trav. 14, nº 321, Cidade Universitária, São Paulo - SP, CEP: 05508-090
 


Diretoria

Diretor: Prof. Dr. Gilberto Fernando Xavier

Vice-Diretor: Profa. Dra. Astrid de Matos Peixoto Kleinert




Secretárias


Natália Aika Horie
Contato: Tel:(0xx11)3091-7515 - Fax:(0xx11)3091-7536

Denise Polli
Contato Tel: (0xx11)3091-9955 - Fax:(0xx11)3091-7536


 

Assistências

   
Academica
Tel:(0xx11)3091-9956/7558/8088
Administrativa
Tel:(0xx11)3091-7624
Financeira
Tel:(0xx11)3091-7947
   

 

 

Secretarias de Departamento

   
Departamento de Zoologia
Tel:(0xx11)3091-7513/7802
Departamento de Botânica
Tel:(0xx11)3091-7547
Departamento de Ecologia
Tel:(0xx11)3091-7600/8074/8096
Departamento de Genética e Biologia Evolutiva
Tel:(0xx11)3091-7549/7583/8094
Departamento de Fisiologia
Tel:(0xx11)3091-7521/7568
 
     
Área Acadêmica

   
Serviço de Graduação
Tel:(0xx11)3091-7520/7576
Serviço de Pós-Graduação
Tel:(0xx11)3091-7490/7517
 
 
   
STI

   
Seção Técnica de Informática (STI)
(0xx11)3091-8496
Audiovisual
(0xx11)3091-7475
Sala Pró-aluno
(0xx11)3091-8091

 

Biblioteca
(0xx11)3091-7514

 
 
Setor de Vigilância
(0xx11)3091-7505
 
 
 

  INTRANET IBUSP

 

Sistema Financeiro do IBUSP  
 

 

 

 

Agenda de Salas dos Departamentos  

 

 

 

 

Lista Telefônica do IBUSP

 

 

 

 

 
Imagens  

 

 

 

 
SistemadeTransporte  

ESTRUTURA

O Instituto de Biociências é a unidade responsável pelo Curso de Ciências Biológicas e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão à comunidade, sendo constituído por cinco departamentos. Conta ainda com Biblioteca, Centro de Estudos do Genoma Humano, Laboratório de Microscopia Eletrônica, Laboratório de Abelhas, Herbário, Fitotério e uma Reserva Florestal.


O DEPARTAMETO DE GENÉTICA E BIOLOGIA EVOLUTIVA constitui um tradicional centro de ensino e pesquisa nas áreas de Biologia Celular, Genética e Biologia Evolutiva, enfocando tanto aspectos clássicos quanto os mais modernos da Biologia Molecular.
No DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA o ensino e a pesquisa concentram-se no estudo da diversidade, fisiologia, e aproveitamento econômico das plantas dos ecossistemas brasileiros.
No DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA são estudados os ecossistemas terrestres e aquáticos em diferentes níveis de abordagem, desde sensoriamento remoto até auto-ecologia.
O DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA é responsável pelos estudos relacionados a diferentes aspectos da Fisiologia Animal Comparativa, especialmente os vários mecanismos de adaptação às variações ambientais.
O DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA está voltado ao estudo da biologia, morfologia, comportamento, sistemática e evolução de vertebrados e invertebrados de água doce, marinhos e terrestres, especialmente aqueles da América do Sul.


A BIBLIOTECA do IB atende a toda comunidade USP e também usuários de outras instituições, empresas, laboratórios e institutos congêneres. Tem como missão promover o acesso, a disseminação, a produção e a utilização da informação como apoio ao ensino, à pesquisa e à prestação de serviços à comunidade, atuando como centro de referência nacional na área de Ciências Biológicas; mantendo o compromisso com a democratização do acesso à informação de forma equitativa, respeitando a ética, os valores humanos e a sustentabilidade.

O LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA conta com um microscópio de transmissão e um de varredura, servindo não só o IB como a várias unidades da USP e outras instituições.


O LABORATÓRIO DE ABELHAS do Departamento de Ecologia mantém ninhos de diversas espécies de abelhas nativas. Nele são realizadas pesquisas sobre os produtos das abelhas sociais, tais como mel e própolis.

No Departamento de Botânica encontra-se o HERBÁRIO da Universidade São Paulo (SPF), com um acervo de mais de 154.000 espécimes principalmente da flora brasileira, incluindo coleções de algas marinhas. Associada ao Herbário está a Xiloteca (USPw), com diversas amostras de madeiras brasileiras.


O FITOTÉRIO do Departamento de Botânica mantém locais que procuram simular alguns ecossistemas naturais, um orquidário, uma coleção de plantas carnívoras e o Jardim Japonês, inaugurado no fim dos nos 60 pelo então Príncipe Akiito, além de 4 casas de vegetação e 1 estufa.


A única RESERVA FLORESTAL, de preservação permanente, da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” pertence ao IB e dá nome ao local, ou seja, rua do Matão. Embora tenha sofrido intensa interferência humana, pois pertencia à antiga fazenda Butantan, representa parte da antiga cobertura florestal da cidade de São Paulo.

Edifício da Administração e Biblioteca do Instituto de Biociências, Estudo Preliminar Julho de 2009

Imagens dos Edifícios

Download PowerPoint

img o institutoO INSTITUTO

O Instituto de Biociências (IB) foi criado em 1969 com a Reforma Universitária. Da sua constituição faziam parte os Departamentos de Biologia, Botânica, Fisiologia e Zoologia, estabelecidos em 1934 na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, e nela fundados quando da criação da Universidade de São Paulo. O Instituto de Biociências recebeu, em 1970, não apenas os membros dos referidos departamentos, mas também professores de disciplinas afins de outras faculdades, especialmente os botânicos da antiga Faculdade de Farmácia e Bioquímica. Além dos quatro departamentos iniciais, foi criado em 1976, pelo Conselho Universitário, o Departamento de Ecologia Geral, reunindo os docentes do IB mais voltados aos estudos ecológicos. O atual Curso de Ciências Biológicas, oferecido pelo IB, teve sua origem no curso de História Natural da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Além de suas atividades didáticas, o Instituto tem uma longa tradição de pesquisa, iniciada nos departamentos já em 1934 por seus fundadores, Contou, no passado, com valiosa cobertura financeira de entidades estrangeiras e continua recebendo importantes auxílios, principalmente de entidades nacionais.

 

ENSINO

Em nível de graduação, o IB oferece anualmente 120 vagas por ano, sendo 60 para curso diurno (integral) e 60 para o noturno, formando licenciados e/ou bacharéis em Ciências Biológicas. Mantém também cursos de Pós-Graduação em nível de Mestrado e de Doutorado. Conta com aproximadamente 90 docentes, atendendo a cerca de 956 alunos de Graduação e 505 Pós-Graduação. Colabora, ainda, com outras unidades, ministrando disciplinas para 1003 alunos de diversos cursos, como Enfermagem, Farmácia, Geologia, Instituto de Matemática e Estatísticas, Medicina, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Psicologia e Veterinária. O curso de LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS forma Biólogos que atuam como professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Tem a duração de no mínimo 4 anos em período integral (diurno) e de 6 anos em período (noturno). O curso de BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS forma profissionais com conhecimentos mais especializados numa determinada área da Biologia. Os bacharéis atuam em diversos segmentos da organização social, tais como pesquisadores e consultores em entidades públicas ou de direito privado. A duração do curso é semelhante à da Licenciatura. O curso de PÓS-GRADUAÇÃO capacita docentes para o Ensino Superior, prepara pesquisadores, mestres e doutores, nas áreas de Biologia, Botânica, Ecologia, Fisiologia e Zoologia. Este curso mantém convênios com diversas instituições, recebendo alunos de todo o país e do exterior.

 

SERVIÇOS À COMUNIDADE

O Instituto de Biociências mantém um serviço de divulgação de informações científicas, nas suas diferentes áreas, através de entrevistas aos meios de comunicação, produção de audiovisuais, filmes, palestras e exposições. No setor da Educação o IB desenvolve diferentes atividades de apoio ao Ensino Fundamental e Médio, tais como a elaboração de guias de campo, a produção de material didático (livros, folhetos, filmes) e o fornecimento de material biológico. Através de um programa especial, o Instituto recebe anualmente por volta de 3.500 escolares em visitas monitoradas, que contam com a apresentação de audiovisual sobre diferentes áreas das Ciências Biológicas e passeios educativos (jardins, exposição didática de zoologia e Laboratório de Abelhas). O IB participa, ainda, de Cursos de Atualização e Aperfeiçoamento de professores de Ensino Fundamental e Médio, priorizando aqueles do Ensino Público. Vários outros cursos de extensão, difusão cultural e atualização são oferecidos à comunidade em geral, ou públicos específicos, como no caso daqueles dirigidos à terceira idade. Os pesquisadores do IB, nas suas diferentes especialidades, fazem também a identificação de material biológico, como animais, madeira e plantas, incluindo as medicinais e as tóxicas. O Serviço de Aconselhamento Genético atende pacientes de diferentes instituições médicas para diagnóstico, prognóstico e orientação da família quanto aos riscos de doenças genéticas, e realiza diagnóstico pré-natal de fetos com alto risco. São atendidas, anualmente, cerca de 3.000 famílias. O Instituo de Biociências presta, ainda, assessoria técnico-científica junto a entidades públicas e de direito privado, nas suas diversas áreas de atuação.