Projeto Ecossistemas Costeiros

Seja bem-vindo ao nosso site.  O Projeto Ecossistemas Costeiros é baseado no Instituto de Biociências da USP e desenvolve atividades ligadas ao estudo e conservação desses ambientes. Este portal  o guiará na escolha da atividade que lhe interessa. Em caso de dúvida fique a vontade para nos contatar.
Flávio Berchez  (
fberchez@ib.usp.br)

Descrição ecológica  de Comunidades Bentônicas

Projeto de pesquisa que utiliza  metodologia alternativa para a descrição ecológica de costões rochosos e outros ecossistemas marinhos de substrato consolidado, baseando-se na amostragem de fisionomias ao invés de espécies,  o que possibilita a descrição de grandes áreas em um curto espaço de tempo.

Financiamento  BIOTA/FAPESP

Veja maiores detalhes, informações on-line,  ingresso como estagiário e  pós-graduação

Cursos sobre comunidades marinhas bentônicas

1) Cursos introdutórios ao ecossistemas e seus organismos.

2) Cursos de especialização em temas ligados às comunidades bentônicas

3) Cursos de educação ambiental nos ecossistemas marinhos

3) Cursos técnicos (manutenção de equipamentos, navegação e mergulho)

Abertos ao público em geral. Veja temas específicos, datas e pré-requisitos.

Textos sobre os ecossistemas costeiros

Textos apresentado informações básicas e imagens sobre os ecossistemas  Costão Rochoso, Manguezal, Restinga e Mata Atlântica. Informações mais detalhadas são apresentadas sobre os costões rochosos e outros ecossistemas marinhos bentônicos de substrato consolidado, baseados nos conhecimentos adquiridos no projeto  "Levantamento Fisionômico de Comunidades Bentônicas".
Veja textos apresentados e consulte a bibliografia complementar sugerida

Projeto Trilha sub-aquática - educação ambiental nos ecossistemas marinhos

Associa técnicas de educação ambiental à atividades típicas do ambiente marinho, como mergulho, ou caminhada nos costões rochosos, promovendo a criação e aplicação de modelos de EA e a formação, através de cursos de bacharelado, licenciatura e extensão, de agentes multiplicadores dessas ações. Visitantes de unidades de conservação e escolas públicas constituem-se no público principal.
Veja detalhes sobre a atividade, como participar e sobre o ingresso como monitor ambiental.

Educação ambiental em trilhas em unidades de conservação

Neste link é apresentado o curso "Educação ambiental aplicada à atividade de caminhada em trilha e montanhismo em unidades de conservação" (matéria optativa da licenciatura e bacharelado da USP e curso de extensão para alunos externos). A educação ambiental é prevista como uma das atividades-fim das UCs. As atividades ligadas a caminhada são uma de suas principais opções de EA. Entretanto, sua aplicação de forma eficiente depende de um embasamento conceitual adequado.
Veja detalhes sobre a o curso, sobre as caminhadas selecionadas e informações teóricas.

 

Página elaborada por F. Berchez
Última atualização out
/09