Exame de Qualificação

Válido para alunos que ingressaram a partir de outubro de 2014 ou que optaram pelo Regulamento 19.

Qualificação no mestrado

Não há.

Qualificação no Doutorado

O(A) aluno(a) de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses após o início da contagem do prazo no curso. Não há exigência de número mínimo de créditos cumpridos para que o(a) aluno(a) realize o exame de qualificação.

O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar o conhecimento e o amadurecimento científico do(a) candidato(a) na sua área de pesquisa.

Para o Doutorado, o exame consistirá da apresentação de:

1. Um artigo científico relacionado ao projeto de Doutorado pronto para publicação no qual o aluno é o primeiro autor;
  2. Uma carta de apresentação do artigo (cover letter) ressaltando a importância da publicação;
  3. Um planejamento da estrutura da tese e um cronograma de trabalho até a defesa;
  4. Histórico escolar no doutorado; e
  5. Fichas de avaliação semestrais com as atividades realizadas ao longo do doutorado.

O conteúdo do Exame versará sobre a capacidade do(a) aluno(a) de discutir e defender o artigo apresentado, sobre o andamento e planejamento dos trabalhos relacionados à tese de doutorado e sobre o aproveitamento das disciplinas e de outras oportunidades de interação científicas. O(A) aluno(a) poderá fazer uma breve apresentação inicial do material da qualificação (20 minutos no máximo), que será então seguida por uma arguição com a comissão examinadora, no formato de discussão, por no máximo de duas horas.

Os documentos 1, 2 e 3 (listados acima) deverão ser encaminhados pelo(a) aluno(a) e seu orientador(a) à CCP, em formato eletrônico e uma via impressa, junto com o pedido de inscrição no referido exame. Os documentos 4 e 5 serão adicionados pela CCP.

A Comissão Examinadora será composta por três Doutores(as), sendo pelo menos um(a) deles(as) Orientador(a) do Programa.

Orientador(a) e coorientador(a) não poderão fazer parte da Comissão Examinadora.

Doutorado Direto

O(A) aluno(a) de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do Exame de Qualificação num período máximo de 30 (trinta) meses após o início da contagem do prazo no curso. Para a realização da qualificação, não há exigência do(a) aluno(a) ter cursado todos os créditos obrigatórios.

O objetivo do exame de qualificação no Doutorado Direto é o mesmo do Doutorado. O Exame será realizado de acordo com as normas do Doutorado.

O(A) aluno(a) que for reprovado(a) no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 90 (noventa) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o(a) aluno(a) será desligado(a) do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.

Orientações à banca