Normas e Procedimentos para o

Comitê de Acompanhamento do Mestrado e do Doutorado

 

Índice:

1. Objetivos

2. Composição

3. Papel do Comitê

4. Reuniões

   4.1. Primeira

   4.2. Segunda

   4.3. Terceira

   4.4. Quarta

5. Resultados esperados

6. Sanções

7. Considerações adicionais

 

1. Objetivos

  •  Auxiliar no planejamento do projeto para otimizar o uso do tempo e recursos disponíveis;
  •  Auxiliar na identificação e solução de problemas;
  • Propiciar experiências de aprendizado por meio da troca de idéias com pares;
  • Auxiliar para que a qualificação ocorra em período adequado e resulte em aprovação;
  • Auxiliar para que a dissertação/tese resulte em publicações de qualidade;
  • Estimular a colaboração entre docentes e alunos;
  • Fora do âmbito do projeto, os membros do comitê podem auxiliar também sugerindo disciplinas que preencham eventuais lacunas teóricas e/ou analíticas na formação dos alunos.
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2. Composição

Cada comitê será composto pelo(a) orientador(a) e por pelo menos mais dois profissionais (portadores do título de doutor ou equivalente) escolhidos pelo(a) aluno(a) e seu orientador(a). É extremamente recomendável que os comitês sejam compostos por um(a) docente do programa e um(a) docente externo(a) ao Programa, inclusive docentes de outros departamentos do IB-USP, de outra unidade da USP ou de qualquer outra universidade brasileira ou internacional. Nada impede, porém, que professores(a) de outras instituições façam parte dos comitês caso se disponham a fazer a reunião por meio de vídeo-conferência. A indicação dos membros do comitê  do aluno deve ser feita em até três meses após o ingresso, por meio de formulário próprio, assinado pelo(a) orientador(a) e aluno(a), e encaminhado à CCP. Em casos excepcionais e mediante justificativa do orientador(a) encaminhada à CCP, a composição do comitê poderá ser alterada durante o decorrer do curso do(a) aluno(a).

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3. Papel do comitê

Como o comitê é uma instância de apoio às alunas e  alunos para a execução dos seus projetos, não há aprovações e reprovações. Sugestões e críticas feitas pelos membros dos comitês não necessariamente precisam ser seguidas, mas caso isso aconteça é extremamente desejável que aluno(a) e orientador(a) apresentem uma justificativa ─ seja por escrito na dissertação ou verbalmente em alguma das reuniões. Após as reuniões, cada membro do comitê (incluindo também o orientador) será solicitado a assinar uma ata que será encaminhada à CCP atestando que houve a reunião. Não haverá nenhuma ficha de avaliação. Embora se espere que o comitê fomente a colaboração, a participação em um Comitê de Acompanhamento não implica obrigatoriamente na inclusão do nome dos integrantes do Comitê nas publicações que derivarem da dissertação ou tese da(o) aluna(o). Por isso, recomendamos que os termos da colaboração e eventual coautoria sejam claramente discutidos e acordados entre aluno(a), orientador(a) e comitê.

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4. Reuniões

O(A) aluno(a) e  orientador(a) devem realizar três/quatro reuniões formais com seu respectivo comitê, com os propósitos e prazos indicados a seguir. Após cada uma dessas reuniões, o aluno encaminha à CCP um relatório padronizado (ficha aqui), assinada por todos os participantes, com indicação da data e local de realização da reunião. No local da assinatura de membros que participem remotamente deverá constar a assinatura do orientador e/ou docente USP do que comitê que esteve presente e a informação de que a participação ocorreu por vídeoconferência ou outro suporte eletrônico à distância.  O registro de assuntos discutidos ou recomendações do comitê pode ser anexado ao relatório a critério dos participantes, mas não é obrigatório. Além das reuniões formais, o comitê, ou parte dele, tem autonomia para realizar reuniões adicionais. Para estas, não é necessário o envio de um relatório à CCP. Além disso, não há qualquer regra sobre a forma de realização da reunião. A reunião pode incluir ou não uma apresentação oral da(o) aluna(o), pode ser uma simples conversa entre estudante e comitê ou pode servir como prévia para exames de qualificação ou defesa.

Em situações especiais e mediante encaminhada à CCP, o período de uma ou mais reuniões pode ser alterado. Neste caso, a justificativa deve estar assinada por aluno(a) e orientador(a).

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4.1. PRIMEIRA REUNIÃO

• Período: até 6 meses após o ingresso.

• Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) bases teóricas do projeto, (2) delineamento amostral ou experimental do projeto, (3) cronograma do projeto, (4) sugestões de disciplinas a serem cursadas pelo(a) aluno(a).

• Recomendações aos alunos:

  • encaminhar o projeto escrito para os membros do seu comitê, no mínimo, duas semanas antes da realização da reunião;
  • Para doutorandos, é importante que a discussão do cronograma considere que para o exame de qualificação, a(o) aluna(o) deverá apresentar artigo pronto para publicação e derivado da Tese até no máximo 24 meses após o ingresso no Programa.

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4.2. SEGUNDA REUNIÃO

Mestrado:

• Período:  no máximo 14 meses após o ingresso.

Doutorado:

• Período: no máximo 18 meses após o ingresso.

• Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) andamento da coleta de dados; (2) eventuais dificuldades encontradas até o momento; (3) possíveis alterações no plano original e/ou no cronograma; (4) análise preliminar de dados; (5) sugestões de disciplinas a serem cursadas pelo(a) aluno(a); (6) artigo a ser apresentado no exame de qualificação.

• Recomendações a alunas e alunos: encaminhar para os membros do seu comitê (1) síntese dos objetivos do projeto e descrição sucinta das etapas cumpridas, (2) resultados preliminares, (3) um novo cronograma, caso isso seja necessário, (4) uma listagem com as dificuldades encontradas e possíveis soluções, (5) proposta de artigo para a qualificação.

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4.3. TERCEIRA REUNIÃO

Mestrado:

• Período: no máximo 24 meses após o ingresso.

• Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) conteúdo, forma e estruturação final da dissertação; (2) sugestões diretas ao(s) manuscrito(s) contido(s) na dissertação.

• Recomendações a alunas e alunos: encaminhar o boneco da dissertação ou os manuscritos produzidos para os membros do seu comitê, no mínimo, três semanas antes da realização da reunião.

Doutorado:

• Período: no máximo 30 meses após o ingresso.

• Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) andamento da coleta de dados; (2) eventuais dificuldades encontradas até o momento; (3) possíveis alterações no plano original e/ou no cronograma; (4) análise preliminar de dados; (5) sugestões de disciplinas a serem cursadas pelo(a) aluno(a); (5) artigo para a qualificação (caso a qualificação ainda vá ocorrer).

• Recomendações a alunas e alunos: encaminhar para os membros do seu comitê (1) síntese dos objetivos do projeto e descrição sucinta das etapas cumpridas, (2) resultados preliminares, (3) um novo cronograma, caso isso seja necessário, (4) uma listagem com as dificuldades encontradas e possíveis soluções.

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4.4. QUARTA REUNIÃO

Doutorado:

• Período: até 42 meses após o ingresso

• Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) conteúdo, forma e estruturação final da tese; (2) sugestões diretas aos manuscritos contidos na tese.

• Recomendações a alunas e alunos: encaminhar a pré-tese ou os manuscritos produzidos para os membros do seu comitê, no mínimo, três semanas antes da realização da reunião.

 

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5. Resultados esperados

O acompanhamento de dissertações e teses desenvolvido pelos Comitês visa:: (1) melhorar a formação de nossas alunos e nossos alunos, incentivando o raciocínio crítico, o debate entre eles e os professores, a análise e aperfeiçoamento do delineamento do projeto, coleta e análise de dados e discussão dos resultados; (2) aumentar a qualidade das dissertações/teses e chance de que resultem em bons artigos publicados. Um outro resultado esperado é o incremento da colaboração entre docentes do departamento. Além disso, espera-se que o incremento na qualidade das dissertações/teses e a colaboração entre alunos e orientadores contribua para reduzir o tempo de titulação no mestrado, que é uma das metas prioritárias do nosso programa rumo ao conceito 7 na CAPES.

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6. Sanções

            O aluno que deixar de cumprir os prazos de constituição do comitê ou os prazos das reuniões do comitê, receberá uma carta de advertência na qual estará indicado o novo prazo para que seja cumprida a etapa pendente.

  1. Recurso - À advertência cabe recurso dentro do prazo de 10 dias com justificativa que será analisada pela Comissão Coordenadora do Programa de Ecologia. Caso o recurso seja acatado, a advertência será retirada, mas isto não isenta o aluno de cumprir o novo prazo;
  2. Desligamento – O aluno que acumular duas advertências, sem justificativa ou com justificada não acatada pela CCP, será desligado do Programa por descumprimento de atividades e exigências nos prazos regimentais e por desempenho acadêmico insatisfatório, com base no artigo 54 do Regimento de Pós-Graduação da USP.

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7. Considerações adicionais

    Alunas e alunos que, ao ingressar no programa, já possuem bolsa FAPESP e, portanto, já têm um projeto redigido e avaliado por revisores anônimos, não estão isentos da avaliação do comitê. Caso alguma das sugestões propostas pelo comitê implique em mudança no plano do projeto ou mesmo no seu cronograma, aluno(a) e orientador(a) podem decidir se e como apresentar uma justificativa à FAPESP quando do encaminhamento dos relatórios.

    A fim de evitar que alguns docentes fiquem sobrecarregados com atividades relacionadas ao comitê de acompanhamento, recomenda-se que cada docente do programa participe de, no máximo, dois comitês simultaneamente, além dos comitês de seus orientados. Fica a critério de cada docente, entretanto, definir de quantos comitês ele participará.

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