unionj.jpg
Bem-vindo(a) à página do Grupo de Pesquisa em Ciência da Conservação!

Nosso grupo de pesquisa faz parte do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa que realizamos está vinculada aos Programas de Pós-graduação em Zoologia e Ecologia do IB-USP.

A Ciência da Conservação é uma área inter e transdisciplinar que envolve não apenas a conexão entre ciências naturais e sociais, mas também a integração entre conhecimentos científicos e conhecimentos de outros atores da sociedade.

Os projetos de pesquisa e de extensão que realizamos em nosso grupo englobam uma multiplicidade de temas ou áreas em Ciência da Conservação que podem ser, em grande parte, agrupados em quatro linhas de pesquisa:

  1. Ecologia de paisagens – através da coleta de dados em múltiplas paisagens, procuramos identificar como a estrutura das paisagens afeta a distribuição de espécies nativas, a invasão de espécies, serviços e desserviços ecossistêmicos e as relações ser humano-natureza;
  2. Dimensões humanas da conservação – incorporando ferramentas da Psicologia social, procuramos entender - e testar estratégias para mudar - os antecedentes do comportamento humano em relação a espécies e ecossistemas;
  3. Interface ciência-prática – procuramos entender, através de revisões da literatura, de entrevistas com cientistas e tomadores de decisão e de atividade transdisciplinares, quais são os entraves para a incorporação do conhecimento científico na prática, e como podemos vencê-los;
  4. Análise de ferramentas de políticas públicas – a partir da organização de diferentes perspectivas (áreas da ciência e/ou atores), procuramos analisar as concepções que estão por trás de ferramentas de políticas públicas, como as avaliações de impacto ambiental, e promover discussões transversais sobre os desafios e oportunidades para aprimorar o processo de políticas públicas no Brasil.

Essas linhas de pesquisa são, em sua maioria, relativamente recentes em nosso grupo, tendo se originado de 15 anos de pesquisa voltados para o estudo dos padrões de distribuição das espécies e da diversidade de espécies em paisagens fragmentadas, com foco nos mamíferos e na Mata Atlântica. Estamos desenvolvendo essas linhas a partir de parcerias com colaboradores de outras áreas para além das ciências biológicas e/ou da academia. Nossos principais colaboradores estão listados na página "Equipe".


 
start.txt · Last modified: 2018/09/14 11:05 by renata
 
RSS - 2007 © Designed by Oscar M. Lage - Userlinux HeadQuarters