Dúvidas Frequentes - DEP. BOTÂNICA

 

Sou aluno de Ciências Biológicas ou de área correlacionada e gostaria de realizar estágio no Dep. Botânica como devo proceder?

R – As vagas de estágio são determinadas diretamente pelos responsáveis pelos laboratórios de pesquisa do Departamento de Botânica, avaliando as vagas disponíveis de trabalho dentro de um projeto de pesquisa e a qualificação dos candidatos.
Recomendo que acesse o site: www.ib.usp.br (Instituto de Biociências) e http://ib.usp.br/departamento/botanica.html (Dep. Botânica) e seguindo os links, faça contato diretamente com o docente responsável, por e-mail ou telefone.

 

- Posso visitar o Herbário do Departamento de Botânica, ou fazer uma consulta sobre espécies?

É possível fazer uma visita ao herbário, mas é necessário fazer um agendamento prévio.
O telefone para contato é 3091-7545. Técnica responsável: Viviane Jono.

 

- O Departamento de Botânica e o Instituto de Botânica são a mesma instituição.

Não. O Instituto de Botânica está ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e não está dentro do campus Oeste da USP. Localiza-se na Avenida Miguel Stéfano – Barra Funda, Próximo ao Jardim Zoológico de São Paulo.
O Departamento de Botânica faz parte do Instituto de Biociências da USP que engloba os departamentos de Botânica, Genética e Biologia Evolutiva, Fisiologia Geral, Zoologia e Ecologia.

 

- Gostaria de visitar as dependências do Departamento de Botânica, posso visitar sem agendamento, quais os horários disponíveis?

R - O Departamento de Botânica tem alguns setores de visitação livre e outros com acesso restrito.
O Fitotério, Jardim didático do Departamento de Botânica, onde há diversas espécies de plantas utilizadas nas aulas práticas e pesquisas, pode ser visitado nos horários: 8 – 11h e 13 – 16h de segunda a sexta-feira. É proibida a remoção de qualquer planta.
Recomenda-se visitar a página do Departamento de Botânica (www.ib.usp.br/botanica) para identificar a área de interesse. Com isso será possível identificar o responsável pelo setor e entrar em contato via e-mail ou telefone para fazer um agendamento de visita.

 

- Encontrei uma planta diferente e gostaria de ter informações sobre ela ou fazer uma identificação de espécie.

R - O Laboratório de Sistemática Vegetal do Departamento de Botânica conta com botânicos especializados em identificação de plantas. Para a identificação de espécies, nem sempre é suficiente algumas imagens da planta, podem ser necessárias outras partes da planta, como caule, folhas, flores ou sementes para um resultado mais exato.
O contato com o setor que faz a identificação pode ser feito via e-mail: vivijono@ib.usp.br ou telefone: 3091-7545 para orientações de como proceder ou enviar o material a ser analisado.

 

- Preciso obter mudas e sementes de plantas, o Departamento de Botânica doa ou vende esse material.

R - Não. O Fitotério, Jardim didático do Departamento, possui plantas cultivadas de várias espécies para fins de ensino em graduação, pós-graduação e pesquisa. Não são doadas nem vendidas mudas ou sementes de plantas.

 

- Tenho uma planta doente ou com o aparecimento de pragas, o Departamento de Botânica recomenda tratamento ou aconselha na cura ou tratamento de plantas.

R - Não. O Departamento de Botânica não tem um setor especializado em doenças ou pragas de plantas. Encaminhamos as consultas para o Instituto Biológico de São Paulo. (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Centro São Paulo), onde há especialistas no assunto. Nos casos de árvores que estão em área pública, na iminência de cair ou muito comprometidas com cupins ou similares, o encaminhamento deve ser feito ao DEPAV (Departamento de Parques e Áreas Verdes da Prefeitura de São Paulo).