Edital publicado no Diário Oficial no dia 21/03/2017 na pg. 32 referente ao 2º sem/2017 (pdf)

 

INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

De acordo com o disposto na Portaria GR-3.588, de 10-5-2005, alterada pelas Portarias GR-4391/2009 e GR-4601/2009, estarão abertas, no período de 03 a 28 de abril de 2017, no sistema Janus de Pós-Graduação da USP, as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE, para o segundo semestre de 2017. Informamos que as disciplinas com relatórios pendentes perderão o direito de solicitar novos estagiários.

Das inscrições:

1. As inscrições deverão ser realizadas acessando o sistema Janus (www.sistemas.usp.br/janus), clicando em PAE>Inscrição>2º semestre de 2017>Adicionar/Alterar.

1.1. O orientador do candidato deverá acessar o sistema Janus (www.sistemas.usp.br/janus), clicando em PAE>Avalização de Inscrição, no período de 29 de abril a 05 de maio de 2017 para autorizar ou não a inscrição de seus orientandos. Caso o orientador não autorize a inscrição, esta será cancelada automaticamente.

1.2. O supervisor da disciplina deverá acessar o sistema Janus (www.sistemas.usp.br/janus), clicando em PAE>Avalização de Inscrição para aceitar ou não a inscrição do aluno, no período de 06 a 12 de maio de 2017. Caso o supervisor não autorize a inscrição, esta será cancelada automaticamente.

2. A lista com as disciplinas de Graduação que receberão os estagiários estará disponível no site http://www.ib.usp.br/cpg/index.php/pae/disciplinas a partir do dia 31 de março de 2017, podendo ser atualizada conforme demanda dos supervisores. As inscrições realizadas em qualquer disciplina que não conste nesta lista serão canceladas.

3. Poderão candidatar-se ao Programa exclusivamente alunos de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, regularmente matriculados em programa de Doutorado ou Mestrado, que já tenham cursado ou estejam cursando a Etapa de Preparação Pedagógica (EPP). Os alunos só poderão realizar a Etapa de Estágio Supervisionado caso tenham sido aprovados na EPP. Os alunos que mantiverem vínculo empregatício com a USP podem se inscrever, mas estão impedidos de receber auxílio financeiro, realizando o estágio como voluntários.

4. O aluno poderá se inscrever em uma única disciplina por semestre.

5.O aluno que tiver data-limite para depósito de dissertação/tese anterior a 30 de novembro de 2017 não poderá se inscrever.

6. O PAE é obrigatório para os bolsistas CAPES de Doutorado e opcional para os demais estudantes de Pós-Graduação da USP, sendo que todos deverão cumprir a Preparação Pedagógica antes do Estagio Supervisionado em Docência.

7. As atividades desenvolvidas pelo aluno no estágio não podem exceder 6 horas semanais e devem ser compatíveis com suas atividades regulares na Pós-Graduação e com o que é permitido pela agência da qual receba bolsa.

8. O Estágio Supervisionado em docência caracteriza-se pela participação de estudantes de Pós-Graduação nas múltiplas dimensões pressupostas à docência (organizativa, técnica, didático-pedagógica, relações professor/aluno e avaliativa). É permitido ao aluno PAE ministrar aulas, a critério do supervisor, em número de horas correspondentes a não mais que 10% da carga horária total da disciplina. Fica clara a proibição da substituição de docentes pelo aluno PAE, sendo obrigatória a presença física do supervisor acompanhando a prática da regência do aluno.
9. O candidato deverá apresentar na Secretaria de Pós-Graduação do IB, até dia 05 de maio de 2017, seu comprovante de conclusão da EPP, caso não conste na ficha do aluno, como ciclos de palestras de seminários. Caso não o apresente, terá sua inscrição cancelada.

Da supervisão:

1. A supervisão do projeto ficará a cargo do Professor responsável pela disciplina de graduação, que deverá acessar o sistema Janus (www.sistemas.usp.br/janus) para avalizar ou não as inscrições dos alunos, clicando em PAE>Avalização de Inscrição. Caso o supervisor não autorize a inscrição, esta será cancelada automaticamente.
2. A função de supervisor será desvinculada da função de orientador do estudante, não sendo vedada a coincidência.

3. Cabe ao supervisor orientar as atividades docentes desenvolvidas pelo estagiário e acompanhar o desenvolvimento do programa.

Da seleção para concessão de auxílio financeiro:

1. A Comissão Coordenadora do PAE na Unidade selecionará os candidatos com base em critérios por ela elaborados e aprovados pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) do Instituto de Biociências. Uma lista dos candidatos selecionados será encaminhada à CPG para aprovação e, em seguida, à Comissão Central do PAE.

Da avaliação:

1. Ao fim do período, o pós-graduando deverá elaborar um relatório detalhado de todas as atividades realizadas no decorrer do estágio assim como seu supervisor, que entregará ficha de avaliação com apreciação do desempenho do estagiário.

Disposições Gerais:

1. Uma mesma disciplina poderá solicitar quantos estagiários julgar necessário. Acima de cinco estagiários, o pedido deverá estar acompanhado de justificativa.

2. Por sua participação na etapa do Estágio Supervisionado em Docência, o aluno que não tenha vínculo empregatício com a Universidade de São Paulo poderá receber um auxílio financeiro mensal dependendo da disponibilidade de recursos financeiros da USP, cujo valor da hora dedicada ao projeto corresponde ao da referência mais mérito de Assistente em RTP.

3. O estagiário tem a obrigatoriedade de entregar o Boletim de Frequência até o dia 25 de cada mês. O descumprimento ocasionará o não recebimento do auxílio financeiro (para os estagiários contemplados) referente ao período.

4. A participação no citado programa não conferirá qualquer vínculo empregatício com a Universidade de São Paulo. A integração se fará pelo prazo de 5 meses, de julho a novembro.

5. O desligamento do programa, antes do término do prazo estabelecido, dar-se-á por:

-    Trancamento de matrícula, abandono ou conclusão do curso, depósito da dissertação/tese;

-    Não cumprimento das horas de estágio firmadas no termo de compromisso;

-    Não cumprimento do plano.

5.1. Em caso de interrupção do estágio ou desligamento, o supervisor deverá comunicar a Comissão Coordenadora da Unidade, imediatamente.

5.2. Em caso de desligamento do programa, o aluno perde imediatamente o Auxílio Financeiro Mensal.

6. A conclusão do estágio com aproveitamento dará ao aluno o direito de receber um certificado de participação no Programa em sua primeira participação, devendo receber uma declaração nas demais participações. Mediante requerimento e a critério da Comissão Coordenadora de cada Programa, o aluno poderá receber créditos especiais por sua participação.

Informações adicionais poderão ser obtidas na Seção de Pós-Graduação do Instituto de Biociências.

 

Edital aprovado pela Comissão Coordenadora do PAE do IB em 17/03/17.

 

CRISTINA YUMI MIYAKI

Presidente da Comissão do PAE no IB