Curso online de Capacitação para pesquisas com animais de laboratório

O presente material/curso foi elaborado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP) que, gentilmente, concedeu à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Instituto de Biociências (IBUSP) a possibilidade de participação dos pesquisadores e, em especial, dos alunos ingressantes nos Programas de Pós-Graduação do IBUSP.

Solicitamos aos pesquisadores/orientadores dos Programas de Pós-Graduação do IBUSP que incentivem seus alunos a realizar o curso. Apesar do curso ser voltado para pesquisas com roedores, a CEUA do IBUSP estuda a possibilidade de adaptar os módulos às pesquisas do IB (com aulas específicas para outros grupos de vertebrados não-humanos) e tornar obrigatória a apresentação do certificado de aprovação.

Objetivos:

Fornecer informações de atividades relacionadas à legislação brasileira, produção, bem-estar, manuseio e experimentação animal, no sentido de capacitar os pesquisadores/alunos nos aspectos éticos destas práticas.

No último módulo, será realizada uma prova de capacitação e será emitido um certificado de aprovação. Como o curso foi feito para a comunidade do ICB-USP, algumas aulas são específicas para este Instituto (comissões, biotérios, etc), contudo, estes aspectos não são cobrados na avaliação final.

Inscrição online: http://cursosextensao.usp.br/enrol/index.php?id=340

As inscrições para o curso online de capacitação devem ser acompanhadas de uma carta de intenção, enviada para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , indicando o vínculo com a USP, nome do projeto do interessado e se este já foi submetido ao CEUA do IB.

Uma autorização de acesso será posteriormente enviada pela coordenação do curso.

Agradecimentos: Profa. Patricia Gama e Silvia Massironi