Roteiro para oferecimento de Cursos de Cultura e Extensão Universitária

(Dados consultivos para os Docentes IB)


       I. PROPOSTA DE CURSO

A solicitação de aprovação junto ao Conselho de Departamento deve contemplar:

  • Carta de solicitação da coordenação  descrevendo a intenção em se oferecer o curso, contendo: título do curso, natureza (difusão/atualização/aperfeiçoamento), data de oferecimento;
  • Caracterização Acadêmica;
  • Projeto Descritivo: que deverá contemplar Cronograma (dia da semana em que serão ministradas as aulas / turmas (se for o caso) / horário de aulas) e Bibliografia;
  • Para cursos pagos  anexar a Caracterização Financeira
    • É importante descrever as especificações e quantidades dos itens que serão comprados, para que seja efetuado cadastramento no Sistema Apolo
    • Recursos advindo de doações deve-se seguir a Portaria USP 6561,  artigo 1a item III letra "a", que delibera sobre questões relativas ao auxílio financeiro. Quando a Universidade recebe auxílio sem contrapartida, o trâmite a ser efetuado é, anteriormente ao início do curso, ser enviada uma carta da empresa doadora para aprovação da questão junto ao CTA, com especificações de intenção, valores e demais dados da doação. Após aprovação em CTA, o valor a ser doado deverá obrigatoriamente ser recolhido via Tesouraria do Instituto, e posteriormente repassado para a coordenação do curso.


      II. CADASTRAMENTO
  • Ministrantes não docentes USP serão caracterizados como Especialistas Externos. São eles: alunos de pós-graduação, professores de outras universidades, profissionais ou técnicos externos à USP. É obrigatória (Normas PRCEU) a entrega da Justificativa de Especialista Externo. Esta deve ser enviada via mensagem eletrônica, junto à Documentação do curso;
  • Ministrantes  Docentes IB/USP, porém externos ao Departamento de origem de abertura do Curso, será necessária uma autorização da Chefia do Departamento deste ministrante. A Assistência Acadêmica providenciará esta autorização (gerada pelo Sistema Apolo) e a encaminhará para assinatura;
  • Nas horas ministradas do curso (Normas da PRCEU) um mínimo de 50% deve ser atribuída a docentes da USP;
  • Apontar nome completo dos ministrantes e seus respectivos números USP;
  • Aulas on line, projetos feitos fora do ambiente de aula e afins, devem ser considerados na descrição Aulas de Campo, para que sejam computadas como aulas ministradas;
  • Cursos de Difusão com horas previstas acima das reguladas pela PRCEU - considerando-se o “Total Ministrado”, precisam de Justificativa de carga horária. Enviar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ;
  • É obrigatório (Norma PRCEU) a frequência mínima de 85% para aprovação no curso;
  • No caso de cursos pagos, a matrícula só será efetivada após a confirmação da realização do pagamento. A emissão do Boleto é feita pelo Sistema Apolo.


    IV. TRAMITAÇÃO DO CURSO
  • Após este procedimento, o curso será analisado pela CCEx, em reunião subsequente.
    Importante: para que o Processo conste à Ordem do Dia da CCEx, deverá ser recebido no prazo mínimo de 01 semana antes da Reunião Ordinária.


    V. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO DOS ALUNOS
  • As inscrições serão feitas somente on line, diretamente pelo Sistema Apolo, gerando assim dados assertivos e completos para a geração de Certificados e Relatórios do curso. Para cursos que exijam avaliação de documentação e carta de interesse, os inscritos no Apolo são direcionados ao contato/site da coordenação para a 2a etapa da Seleção;
  • Após a matrícula no Apolo, os alunos terão acesso ao Apolo, através de seu número USP, para emissão de documentos, tais como atestado de matrícula e boleto bancário. Estas informações devem ser transmitidas aos alunos no início do curso, no sentido de mantê-los informados quanto à disponibilidade de acesso ao sistema Apolo já a partir da matrícula.


    VI. ENCERRAMENTO DO CURSO, CADASTRO DE NOTAS/FREQUÊNCIA E EMISSÃO DOS CERTIFICADOS

  • Após o encerramento do curso, a coordenação deve enviar o Relatório Acadêmico, lista de Presença e Notas via email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  em um prazo de até 30 dias. Estes documentos serão analisados pela CCEx do IB e, se aprovados, encaminhados para a PRCEU;
  • Para cursos pagos, a coordenação do curso deverá fazer a Prestação de Contas via Sistema Apolo e enviar cópia deste via Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ;
  • A Avaliação do Curso pelos alunos é liberada no Sistema Apolo imediatamente após o fim da data de realização do curso, ficando disponível durante um mês e avisada através do email de matrícula. 

 

Quaisquer outras dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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Normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

RESOLUÇÃO CoCEx nº 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013.(D.O.E. - 25.05.2010) (Protocolado 2008.5.1232.1.7) - Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.


 

Consulte Normas das Pró-Reitorias:

RESOLUÇÕES

REGIMENTOS

PORTARIAS

 

 

DÚVIDAS:

Assistência Acadêmica do Instituto de Biociências - USP

(11) 3091-8088  / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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