O que faz o Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco?

O Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), ligado ao Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP), nasceu em 2000. Desenvolvemos pesquisa básica e aplicada relacionada ao estudo do genoma humano, de doenças genéticas e de células-tronco, além de atividades ligadas à educação e à transferência de tecnologia. Nossa equipe é formada por professores, pesquisadores, médicos e técnicos especializados e conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação. Somos um dos dezessete Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Nosso grupo tem experiência notória em pesquisas de localização de genes que produzem doenças genéticas. Desde 2005, temos realizado pesquisas com células-tronco, o que vem tornando o nosso centro uma referência nacional e internacional nessa área. Também nos ocupamos do estudo da diversidade genética humana e do envelhecimento em indivíduos normais. Os integrantes de nossa equipe trabalham no Serviço de Aconselhamento Genético, que já atendeu mais de 100 mil famílias desde 1968.

Para o funcionamento do centro, contamos com um edifício próprio, o qual dispõe de uma área de cerca de 1200 m2 que abriga laboratórios, salas de atendimento e anfiteatro, além do espaço físico do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do IB-USP, que conta com instalações de laboratório e salas de aula.

Todos os cientistas de nosso grupo são professores da USP, com ampla experiência em ensino e interessados no desenvolvimento de programas de educação destinados também ao público leigo, jornalistas, professores e alunos da educação básica e agentes de saúde pública.

Para conhecer melhor o trabalhado de nossos pesquisadores, você pode assistir aos vídeos a seguir: