Indicadores Científicos

 

O Serviço de Biblioteca do IB/USP oferece informações sobre o acesso e como utilizar indicadores da produção científica, que são oferecidos por editores de bases de dados científicas.

Acesse informações como a influência da produção de determinado pesquisador, o impacto da produção na comunidade científica internacional, a parceria entre pesquisadores e instituições, índice de citação dos autores, etc.

 

Índice H

O Índice H quantifica a produtividade e impacto da produção do pesquisador. É obtido pelo número de artigos publicados que tenham citações maiores ou iguais a esse número de artigos. Atualmente é possível obter nas seguintes Bases: 

Google Scholar 

SciELO 

Scopus (Elsevier)

Web of Science (Thomson Reuters)

 

Fator de Impacto

O fator de impacto (FI) de uma revista científica é a equação média de citações dos artigos científicos publicados em um determinado periódico indexado em uma base de dados.

JCR – Journal Citation Reports (Thomson Reuters) 

SCimago Journal & Country Rank (Scopus) 

 

InCites (Thomson Reuters)

Avalia a pesquisa de forma personalizada, baseada em citações com análises da produtividade científica no mundo inteiro, a partir dos registros da Web of Science

InCites

 

SciVal (Elsevier)

Possui feramentas de análise de indicadores de produçãoi científica, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct.

SciVal

Para mais informações do serviço acese: http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/indicadores-pesquisa/scival/

 

WebQualis - Capes   

O Sistema WebQualis da Capes classifica os periódicos de acordo com a área do conhecimento. Os indicativos da estratificação da qualidade dessa produção são representados pelas letras: A1 – mais elevado, seguidas por A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C com peso zero. Possibilita consultar o Fator de Impacto do índice SCImago e instruções de publicação para os autores.

WebQualis