REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

CONSULTA E EMPRÉSTIMO DO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO 

DAS FINALIDADES

 
Art. 1º - O Serviço de Biblioteca (Serviço de Biblioteca) do Instituto de Biociências (IB) destina-se a atender à Comunidade do IB e ao público em geral.

Art. 2º - O Serviço de Biblioteca oferece além de seu acervo e instalações, os seguintes serviços:

I - Consulta local e empréstimo de documentos (local e entre bibliotecas);

II - Assessoria técnica em pesquisa bibliográfica e em normalização de documentação científica;

III - Comutação bibliográfica; 

IV – Levantamentos Bibliográficos;

V -  Treinamento para utilização dos recursos disponíveis;

VI - Divulgação e distribuição das publicações do Instituto e do Serviço de Biblioteca; 

VII - Página eletrônica da Biblioteca que disponibiliza informações e serviços.


DO HORÁRIO E NORMAS DE FUNCIONAMENTO

Art. 3º - O horário de atendimento do Serviço de Biblioteca é de 2ª a 6ª feira das 8h30min às 21h50min

Parágrafo Único - Durante o período de recesso escolar (Férias, Semana da Pátria, Semana Santa etc.) o Serviço de Biblioteca funcionará de 2ª a 6ª feira das 8h30min às 18h.
O calendário com horário de funcionamento do Serviço de Biblioteca está disponível no site http://www.ib.usp.br/biblioteca.


Art. 4º - Não será permitida a entrada de pessoas portando bolsas, pastas, sacolas e similares nas dependências do acervo, e é vetado o consumo de alimentos e/ou bebidas em todas as dependências do Serviço de Biblioteca. O uso de aparelho celular somente será permitido fora das dependências do acervo.

§1º - O usuário receberá um chaveiro contendo um cadeado com a respectiva chave, para utilização do guarda-volumes, os quais deverão ser devolvidos no mesmo dia. Para isso, deverá deixar um documento de identificação no balcão de atendimento enquanto estiver utilizando o armário. 

§2º - O não cumprimento do parágrafo anterior incorrerá na suspensão do usuário por 03 (três) dias, para cada dia de atraso na entrega do chaveiro com o cadeado. 

§3º - Se houver perda do cadeado ou da respectiva chave, o usuário deverá repor um cadeado novo, da mesma marca e tamanho dos utilizados pela Biblioteca, no prazo de três dias úteis; neste período fica vetado o empréstimo de materiais. Se ocorrer a perda do chaveiro, o usuário deverá pagar a quantia orçada para aquisição de novo chaveiro. Caso não haja reposição até o terceiro dia útil, o aluno será suspenso por 1 (um) dia para cada dia de atraso. 

Art. 5º - O usuário deverá submeter o material bibliográfico em seu poder ao controle de saída do Serviço de Biblioteca.

Art. 6º - Deve ser observado o silêncio no ambiente da Biblioteca; sendo vetado o uso de aparelhos que contribuam com o ruído.

Art. 7º - A Biblioteca não se responsabiliza pelos danos ocorridos nos equipamentos eletrônicos dos usuários.

DA CONSULTA 


Art. 8º - A consulta ao material bibliográfico nas dependências do Serviço de Biblioteca será facultada a qualquer pessoa, nos termos deste Regulamento.

Art. 9º - Poderão ser retirados somente para consulta interna:

I - periódicos;
II - enciclopédias, dicionários, atlas e demais obras de referência;
III - publicações temporariamente reservadas para uso em disciplinas;
IV - obras raras e/ou especiais e de valor histórico. 

§1º - A consulta às obras raras e especiais está sujeita às normas específicas para uso desse acervo.

Art. 10º - Poderão ser retiradas para consulta interna ou reprodução até 7 (sete) obras de cada vez, devendo o usuário deixar um documento de identificação original até a devolução das obras retiradas.

§1º - As obras retiradas para consulta interna deverão ser devolvidas no mesmo dia, ficando o usuário sujeito a suspensão de 01 (um) dia útil para cada dia de atraso, pelo não cumprimento deste parágrafo. 

§2º - No caso de não devolução por usuários externos, fica vetada nova retirada de documentos para reprodução, a critério da Biblioteca;

§3º - As obras consideradas de uso didático que tiverem a identificação de NÃO CIRCULA (R), somente poderão ser consultadas nas dependências do Instituto.

Art. 11º - Os equipamentos disponíveis aos usuários destinam-se somente as atividades acadêmicas.

 

DA REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS 


Art. 12º - A reprodução das publicações do acervo é permitida, de acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei n. 9610, de 19.02.98), para fins acadêmicos, uso próprio, sem fins lucrativos e em uma única cópia.

 

DA INSCRIÇÃO

Art. 13º - A inscrição será feita no Balcão de Atendimento ao Usuário:
A inscrição é automática para os usuários USP participantes do empréstimo unificado, conforme Portaria GR-5.536, de 29.02.2012.


I - Os membros do Corpo Docente da Universidade serão inseridos automaticamente na Base de Usuários;
II - Membros do Corpo Docente externos, vinculados aos programas de Pós-Graduação do IB, deverão apresentar cartão USP, ou comprovação de vínculo com o Programa de Pós-Graduação;
III - Os pesquisadores visitantes com vínculo institucional deverão apresentar cartão USP;
IV - Os demais usuários (alunos de graduação, pós-graduação e funcionários da USP) deverão apresentar o cartão USP e comprovante de endereço; 
V - Não será permitida a inscrição de usuários sem vínculo institucional, dentre eles: 

a- Alunos especiais;

b- Estagiários.

§1º - O usuário deverá comunicar ao Serviço de Biblioteca qualquer alteração dos dados cadastrais.

§2º - No caso de extravio do cartão USP será permitido o empréstimo mediante apresentação de documento de identificação com foto (CNH, RG ou Passaporte) e protocolo da solicitação de novo cartão USP. 

Art. 14º - A inscrição será válida por 1 (um) ano, podendo ser cancelada a critério da Chefia Técnica do Serviço de Biblioteca, se verificada a ocorrência de 03 (três) suspensões no período.

DO EMPRÉSTIMO


Art. 15º - Todos os usuários inscritos deverão apresentar o cartão USP para retirada de material bibliográfico.

Art. 16º - Prazos e limites para empréstimo de documentos por categoria de usuários:

Categoria de Usuários Prazo (dias) Limite de itens
Usuários USP Docente USP 30 20
Aluno de Pós-Graduação 20 15
Aluno de Graduação 10 10
Funcionários USP 10 10
Usuários Locais Bibliotecas USP, UNESP e UNICAMP 30 10


Art. 17º - O usuário não poderá retirar 2 (dois) exemplares de uma mesma obra.

Art. 18º - Reservas de materiais bibliográficos somente poderão ser feitas para aqueles que se encontram emprestados.

I - Após a data prevista para devolução, a obra ficará à disposição do interessado por 1 (um) dia. Terminado este prazo a reserva será cancelada;
II - Não será permitida a reserva de obras que já se encontrem em poder do mesmo usuário;
III - A não circulação do material bibliográfico destinado à suplementação de aulas, deverá ser requerida pelos docentes mediante solicitação por escrito (podendo ser enviada por e-mail), com antecedência mínima de 7 (sete) dias.

Art. 19º - O usuário poderá renovar o empréstimo por igual prazo desde que este não tenha reserva. A renovação pode ser feita de duas maneiras: via Sistema ou diretamente no balcão de atendimento da biblioteca, sendo para esta última necessário a apresentação do material. O limite de renovações é de até (03) três vezes. 

Art. 20º - O Empréstimo entre Bibliotecas - EEB é feito somente para bibliotecas localizadas fora do Campus da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira e para bibliotecas externas, localizadas na cidade de São Paulo. Para o usuário IB a solicitação deverá ser feita mediante preenchimento de formulário disponível no site da biblioteca; para as Bibliotecas USP e/ou externas deverá ser feita mediante apresentação de impresso especial com assinatura do bibliotecário responsável pelo Serviço de Referência da biblioteca solicitante.

§1º - O material retirado por EEB deverá ser devolvido no prazo de 20 (vinte) dias;

§2º - O usuário da Biblioteca do IB poderá solicitar, no máximo, 3 (três) documentos por vez;

§3º - Cada Biblioteca USP ou externa poderá solicitar até 7 (sete) documentos por vez;

§4º - No caso de atraso, só será permitido novo empréstimo após a devolução das obras anteriormente retiradas, e o cumprimento da suspensão no Sistema.

 

DA RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO

 

Art. 21º - O usuário é responsável pelas obras em seu poder, devendo devolvê-las no prazo que lhe foi fixado.

Parágrafo Único- A não devolução dos documentos retirados na Biblioteca e por EEB dentro do prazo fixado, implicará na suspensão do direito de empréstimo para 1 (um) dia para cada dia de atraso.

Art. 22º - Uma vez danificado ou extraviado qualquer documento em poder do usuário, este deverá ser substituído pelo mesmo título, no original, ou por obra congênere, desde que aprovada pela Comissão de Biblioteca.

Art. 23º - Para fins de registro patrimonial, a obra não devolvida no prazo de 12 (doze) meses será considerada extraviada.

Art. 24º - Nos casos de faltas graves ocorridas no Serviço de Biblioteca, tais como perturbações no ambiente de estudo, danificação do patrimônio, desacato aos funcionários do Serviço de Biblioteca e outras, a critério da Chefia Técnica do Serviço de Biblioteca, o usuário será suspenso do uso dos serviços da Biblioteca pelo período de 30 (trinta) dias. No caso de reincidência, a inscrição poderá ser cancelada.

Art. 25º - As sugestões e críticas relativas ao funcionamento do Serviço de Biblioteca deverão ser encaminhadas por escrito.

Art. 26º - Ao término dos períodos letivos, o Serviço de Biblioteca encaminhará à Diretoria do IB os nomes dos usuários em débito, para providências cabíveis. 

Art. 27º - Os casos excepcionais serão resolvidos pela Chefia Técnica do Serviço de Biblioteca, ouvida a Comissão de Biblioteca.

Art. 28º - Este regulamento entrará em vigor na data da sua aprovação.

 

São Paulo, 2017