COMISSÃO INTERNA
DE BIOSSEGURANÇA
biosseg@ib.usp.br

CREDENCIAMENTO DE UM NOVO LABORATÓRIO

OGMs = são organismos que foram geneticamente modificados a partir de uma manipulação direta de seu genoma (introdução ou remoção de DNA). Organismos que sofreram um processo de mutação (natural ou não) e posterior seleção de linhagens mutantes não são considerados OGMs dentro da lei 8.974.

Credenciamento de um novo laboratório ou de um novo projeto para trabalhar com OGMs do Grupo I:

O credenciamento dos laboratórios, novos projetos ou alterações de projetos que utilizam OGMs do Grupo I será feita e autorizada pela CIBio (Comissão Interna de Biossegurança do IB).

A CIBio pode habilitar a importação(entretanto a autorização é dada pelo Ministério da Agricultura), transporte e manipulação de OGMs do Grupo I.

Para trabalhos com OGMs do Grupo II a CIBio (Comissão Interna de Biossegurança do IB) tem que ser informada com no mínimo 3 meses de antecedência para que se possa pedir uma extensão do CQB para OGMs do Grupo II. A permissão para se trabalhar com OGMs do Grupo II é individual para cada laboratório e este só pode iniciar os trabalhos após a autorização e visita de inspeção da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia).

Formulário para Credenciamento de Laboratório no IB



[ Home ] [ Comissão ] [ Eventos ] [ Certificado ] [ Radioativo ] [ Organismos ]

volta


Última Atualização em 01/06/98: Informática - IB
Página criada por: Cleverson Arashiro
email: shiro@ib.usp.br